No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, enunciou alguns princípios gerais e opções estratégicas para o desenvolvimento do nosso concelho nos próximos anos, convocando “todos” para “a construção de uma Póvoa melhor: mais atraente, mais solidária, mais competitiva”.

Aires Pereira transmitiu que “o futuro exige que aprofundemos as políticas que já hoje nos caraterizam como um município inclusivo, solidário, sustentável e resiliente”. Neste sentido, enumerou as linhas orientadoras de ação: colocar “a tecnologia a melhorar a qualidade e a gestão do quotidiano – é a isto que se chama inteligência urbana, que nós vamos implementar fazendo da antiga Garagem Linhares o cérebro da cidade”.

O edil reconheceu ainda que “o futuro imporá que sejamos uma cidade com menor pegada ecológica, com práticas ambientais mais corretas, com mais espaços verdes, preparada para mitigar os efeitos das alterações climáticas. As questões ambientais terão, na próxima gestão do nosso município, a relevância estrutural que deviam ter em todo o país”.

O Presidente referiu-se também à “reabilitação física dos espaços públicos como alavanca da intervenção privada na requalificação dos edifícios, de que resultará a regeneração global do arruamento, convidando à visita e ao negócio. Temos já contratada a concretização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, que incidirá na área da Matriz (centro histórico da cidade), na ligação a Aver-o-Mar (prolongado a Av. 25 de Abril), na envolvente da Igreja de Terroso, na requalificação de equipamentos sociais e na qualificação de estratos sociais desfavorecidos”.

Aires Pereira revelou que “a cidade e o concelho, o espaço público e as pessoas, o ambiente urbano e a economia, tudo, de forma integrada, será contemplado nesta intervenção de grande dimensão, que marcará nova fase da afirmação da Póvoa de Varzim no contexto regional”.

Pode ler o discurso do Presidente da Câmara na íntegra aqui.

O Presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira, referiu tratar-se de “um desafio para cada um dos empossados, cabendo-lhe a altíssima responsabilidade de contribuir com o seu empenho e com a sua diversidade para o bem da comunidade poveira”.

Dirigiu-se aos empossados dizendo: “ilustres escolhidos, muito esperam os poveiros pelo vosso desempenho e muito podem os senhores contribuir para um município que provoque inveja a quem cá não reside”.

Para a Câmara Municipal, tomaram posse: Aires Henrique do Couto Pereira – PPD/PSD; Luís Diamantino de Carvalho Batista – PPD/PSD; Andrea Luísa Neiva Maia da Silva – PPD/PSD; Miguel Fernandes Pereira – PS; José Luís Ferreira da Silva Ramos – PPD/PSD; Maria Lucinda Campos Amorim Ramos Sousa Delgado – PPD/PSD; Sílvia Andrea Gomes da Costa – PPD/PSD; José Maria Fernandes Milhazes – PS e Marco Afonso da Cunha Martins Barbosa – PPD/PSD.

E para a Assembleia Municipal: Afonso Manuel Pinhão Ferreira – PPD/PSD; Joaquim da Silva Vianez – PPD/PSD; Miguel Pedro Duarte Pinto – PS; Teresa Silva de Castro Lopes – PPD/PSD; Rui Avelino da Silva Coelho – PPD/PSD; José João Soares Miranda Coelho – PPD/PSD; Edgar Alberto Marques Torrão – PS (não esteve presente); Ana Margarida Vieira Freitas da Silva – PPD/PSD; António Jorge Quintas Duarte Serrano de Araújo – CDS-PP; André Manuel Pinho das Neves Tavares Moreira – PPD/PSD; Luís Miguel Mendes Gamito – PPD/PSD; Cristiana Sofia Gomes Vilaça de Campos Fernandes – PS; Maria Lia Nunes Dias – PPD/PSD; Paulo Sérgio Fontes de Almeida – PPD/PSD; Eduardo Gastão Ramos Gonçalves Antunes – PS; Rui Tiago Leal Rodrigues – PPD/PSD; Miguel de Araújo Lima da Rocha Pereira – B.E.; Diana Duarte Vianez – PAN; Susana Amorim Martins – PPD/PSD; Joaquim Artur Salazar Castelo Branco – CDS-PP; Ricardo dos Santos Cadilhe – PPD/PSD; Hugo Fernando Carvalho Gonçalves – PS; João Maria de Freitas Pereira – PPD/PSD; Manuel Rui Moreira Alves dos Santos – PCP/PEV; Sónia Maria Santos de Araújo – PPD/PSD; José Miguel Carneiro Neta Ribeiro – PPD/PSD; Ana Francisca Rigor Trocado Ferreira – PS (não esteve presente); José Martins Loureiro de Araújo – PPD/PSD; José Armandino Gomes Domingues – PPD/PSD; António Moreira Pontes – PPD/PSD; Paulo João Lopes da Silva – PPD/PSD; Carlos Alberto Maçães Gondar – UAAT; Fernando Eusébio Correia Rosa – PPD/PSD e José Ricardo dos Santos Baptista da Silva – PPD/PSD.