Entre os membros dos grupos corais, colaboradores, parceiros, patrocinadores, sócios, dirigentes e entidades poveiras reconhecidos, destaque para o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, agraciado como sócio honorário da associação.

Confessando-se “mais habituado a agraciar que a ser agraciado”, Aires Pereira agradeceu “com humildade” esta honra atribuída por uma associação que estava “praticamente esquecida” e à qual foi necessário um “apoio especial” no início do seu percurso como edil. De lá para cá, o Presidente da Câmara destacou um “percurso marcado pela força das vossas convicções e resiliência” e uma aposta ganha por tudo o que a Capela Marta “tem feito pela música coral e  pela Póvoa de Varzim”, sempre representada em todas as suas atuações em Portugal e no estrangeiro.

Para Aires Pereira, “ficamos sempre aquém do que são as vossas ambições” e esse facto deve-se à “riqueza associativa inigualável” da Póvoa de Varzim, com uma centena de associações “sempre muito ativas”, graças ao vigor e à disponibilidade dos poveiros. No entanto, para Aires Pereira, as vossas ambições são “justas” e, nesse sentido, o Município está a trabalhar para a “conclusão da nova sede até ao final do ano, para que deixem de estar reduzidos ao vosso atual espaço, que não comporta minimamente o espólio e o dinamismo” da Capela Marta.

O Presidente da Câmara Municipal não esqueceu a importância do trabalho realizado pela associação, nomeadamente através do seu Diretor Artístico, Tiago Pereira, junto dos centros ocupacionais do concelho. A este respeito, Aires Pereira sublinhou a importância da ação social no “equilíbrio da nossa vida em comum” e lembrou a necessidade de valorizar o trabalho desempenhado pela Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Andrea Silva, que permitiu que estes espaços sejam, atualmente, “projetos de vida na Póvoa de Varzim”.

Na sua intervenção, o Presidente da Capela Marta, João Magalhães, reforçou o seu orgulho pela crescente juventude da associação, que é, hoje em dia, “um dos maiores embaixadores da Póvoa de Varzim além fronteiras”. 

Tiago Pereira, Diretor Artístico da Capela Marta, recordou o seu “percurso apaixonante numa das mais respeitadas instituições corais portuguesas, baluarte da cultura povoense, digna embaixadora da Póvoa de Varzim” e reconhecida, em 2021, com a Medalha de Reconhecimento Poveiro, grau ouro, por sugestão do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira.

As celebrações do 74.º aniversário da associação prosseguiram na tarde de sábado, com uma homenagem aos maestros e coralistas falecidos. O programa de festas continua na quarta-feira, 19 de março, com o hastear da bandeira na sede da associação, às 18h00, e uma uma eucaristia comemorativa na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, com atuação do Coro Capela Marta, às 19h00. O programa inclui, igualmente, um concerto na Igreja de Maria Auxiliadora, em Zamora (Espanha), no dia 22, às 19h30, e encerra com um almoço comemorativo em Sendim, no dia 23, às 13h00.