A plateia, constituída pela sua maioria por residentes da freguesia de Navais, participou com várias questões e sugestões para implementar a este respeito, designadamente o alargamento da recolha seletiva porta-a-porta que, no nosso concelho, já regista uma taxa de adesão superior a 90%.

Aires Pereira sublinhou que a Póvoa de Varzim é, desde há muito, “um concelho comprometido com a descarbonização, com a adoção de modelos suaves de mobilidade, com a transição energética e com a evolução da sua economia para modelos de circularidade”. E, para alcançar estes objetivos, o Município da Póvoa de Varzim trabalha para dar resposta a dez desafios: 1. Cidade “10 minutos”; 2. Concelho líder em matéria de separação e reciclagem de resíduos; 3. Concelho energeticamente eficiente; 4. Concelho com menos desperdício de água; 5. Concelho com bem-estar animal; 6. Concelho que privilegia a remodelação e a reabilitação urbana; 7. Concelho global e digital; 8. Concelho que mitiga os efeitos as alterações climáticas; 9. Concelho próximo da neutralidade carbónica; 10. Concelho com uma comunidade informada, comprometida e responsável.

Dos vários projetos, medidas e iniciativas adotadas em várias áreas pela autarquia, pode destacar-se, por exemplo, o investimento de mais de 6 milhões de euros na criação e manutenção de uma rede de ciclovias e passadiços que, ao longo de 42 km cobre todo o concelho ligando pontos fulcrais da cidade às freguesias, assim como a aposta numa nova campanha de sensibilização de adoção de animais no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC), juntamente com o já existente programa CED (Captura-esterilização-devolução ao meio) dirigido às colónias de gatos e o apoio de alimentação, identificação e procedimentos veterinários gratuitos a famílias que tenham dificuldades económicas.

A concluir a sua apresentação, o Presidente da Câmara Municipal frisou que estão a ser dados todos os passos com vista à implementação do Pay-As-You-Throw (PAYT) no concelho. Este sistema resulta de um compromisso dos oito municípios da LIPOR e visa permitir que a faturação seja mais justa e incentivadora, levando a que cada cidadão pague apenas em função daquilo que produz de resíduos indiferenciados e fazendo com que a cobrança deixe de ser feita com base no consumo de água.