Na sessão inaugural do evento, Andrea Silva teve a companhia de Carla Peixoto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Ana Lima Carvalho, Presidente das IX Jornadas Corino de Andrade, Carina Matos, Diretora Clínica da Unidade de Cuidados de Saúde Primários e membro do Conselho de Administração da ULSPVVC, e de Maria da Luz Loureiro, coordenadora do Internato de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte.

A Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim destacou “a importância de não se poder perder a humanização dos cuidados de saúde”, e de priorizar a “prestação de um serviço de missão pública”, que coloque as necessidades dos utentes acima de todos os outros interesses.

Para Andrea Silva, os municípios devem estar na linha da frente no contributo para uma “prestação de cuidados mais personalizada”, num tempo em que o “o paradigma da prestação de cuidados está a evoluir a uma velocidade muito rápida, ao nível das tecnologias, da gestão, da digitalização e da utilização da Inteligência Artificial”. Assim, “em matéria de prevenção”, à administração local estará reservado um “um papel cada vez mais relevante”, conferindo “à problemática da saúde” um papel “crescentemente central nas políticas municipais”.

O evento, realizado anualmente, tem a duração de dois dias, terminando esta sexta-feira, e tem como objetivo promover o debate da importância da formação e dos profissionais de saúde não só no tratamento da doença como na forma como apoiam a comunidade, pois os médicos de família são a maior parte das vezes as pessoas em quem mais os utentes confiam.

Doença alérgica na idade pediátrica, depressão em geriatria, obesidade, nutrição, comportamento aditivos nos cuidados de saúde primários, vacinação nos adultos e casos clínicos de pneumologia são alguns dos temas a abordar pelos médicos especialistas nesta nona edição das Jornadas.