Este momento, que reúne anualmente a comunidade envolvida na produção de leite, numa demonstração de força e união do setor, contou com a presença do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, da Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, e do Presidente da Agros, Idalino Leão.

Andrea Silva destacou a importância da Agros “em toda a sua área de influência”, ao prestar “um papel notável ao serviço da vida económica e social dos territórios rurais, muitos de baixa densidade, de onde o Estado se afastou” e contribuindo, através do “cooperativismo agrícola”, para o combate à “desertificação e perda de coesão social”.

A Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim destacou este cooperativismo agrícola como “alavanca do crescimento do setor agroalimentar” e contributo fundamental “para o desenvolvimento sustentável e para as economias regionais”, um “facto hoje tão reconhecido, que a ONU proclamou o ano que agora finda como Ano Internacional das Cooperativas“.

Trata-se, portanto, de um exemplo de “uma bem sucedida iniciativa no domínio da economia social” e de um “percurso vencedor” de mais de sete décadas, que colocou a Agros na “linha da frente de um setor tradicionalmente considerado como avesso à mudança”, mas que “hoje, e graças às tecnologias de edição genética”, desafia os agricultores a maior produção, “com menos recursos e menos impacto no território”. Um desafio nacional que, para Andrea Silva, “a agricultura da nossa região assumiu por inteiro, conciliando produtividade e sustentabilidade”.