Esta empreitada, fruto de um investimento total de mais de 5 milhões de euros, visa melhorar a mobilidade, acessibilidade e conforto de quem vive ou visita a Póvoa de Varzim, ligando-a de forma eficiente e solucionando a sobrecarga do tráfego na entrada/saída da cidade.

O Presidente da Câmara Municipal informou que será lançado um novo procedimento para a conclusão definitiva da referida via com ligação à EN13 a norte e que resultará num investimento adicional de aproximadamente 2 milhões de euros. De futuro, irá avançar-se igualmente com a 2ª fase do Parque da Cidade.

Aires Pereira explicou, ainda, que toda a obra foi realizada de forma orgânica, integrada e em harmonia com a envolvente, com recurso a materiais naturais como é o caso da madeira, uma vez que “estamos dentro do Parque da Cidade e tudo isso foi tido em atenção”. O acesso ao Parque da Cidade a pé ou de bicicleta continua a fazer-se pelo caminho já existente, mas a preocupação com a segurança na circulação rodoviária deve ser redobrada “pois esta via não deve ser encarada como uma alternativa à A28, mas sim como uma nova ligação norte-sul de recurso à EN13”, advertiu o Presidente da Câmara.

O momento de abertura deste novo troço contou com o descerramento da placa inaugural, na presença de vários elementos das delegações de cidades com as quais a Póvoa de Varzim mantém relações de geminação (Montgeron, Eschborn, Zabbar e A Guarda), e com um percurso rodoviário até à ligação de Aver-o-Mar com Amorim.