O Dia da Europa é celebrado, todos os anos, a 9 de maio. Esta data simbólica remete para a histórica «Declaração Schuman», proferida pelo então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, em 1950. Desde essa época até agora, a comunidade europeia passou por muitas conquistas, tais como a liberdade de circulação de pessoas e mercadorias sem fronteiras internas, mas também por muitos desafios que a obrigaram a transformar-se sem nunca perder de vista o seu maior objetivo inicial – promover a paz e o bem-estar de todos os cidadãos europeus. A União Europeia é, portanto, um projeto europeu em permanente atualização que precisa de todos nós para continuar a promover o desenvolvimento sustentável, a proteção ambiental, a inclusão social, o pleno emprego, a coesão económica e o respeito pela diversidade cultural e linguística em todos os 27 Estados-Membros.

Em 2020, as comemorações por todas as cidades europeias serão atípicas já que, por motivos de saúde pública, não serão possíveis as habituais visitas às instituições europeias, nem a participação em massa em concertos, eventos ou debates destinados a comemorar os valores comunitários e a dar a conhecer melhor aos cidadãos o papel da UE. Por isso, neste ano celebre a solidariedade europeia em casa e recorde aqui as comemorações realizadas pelo Comité das Regiões Europeu no ano passado, em Bruxelas.

Veja a mensagem em vídeo gravada pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e difundida por vários fóruns europeus, aqui: