A sessão contou, igualmente, com a participação da Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, do Diretor do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Gaspar Pais, e da Diretora Executiva do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Judite Neves.

O projeto-piloto “Salvar Vidas”, o primeiro a ser testado nos utentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Póvoa de Varzim/Vila do Conde, registou, na zona da Póvoa de Varzim, 11.656 chamadas SNS 24 de utentes inscritos, das quais, 1,9% foram encaminhadas para o INEM, 27,4% para serviços de urgência e 66,7% para consultas agendadas diretamente para o ACES nas 24 horas ou 48 horas seguintes, perfazendo 4.037 consultas. No total, o projeto resultou num alívio de cerca de 15% da afluência às urgências do nosso Hospital.

Aires Pereira aproveitou a oportunidade para reforçar a necessidade de o Governo melhorar as condições do atual Centro Hospitalar, em linha com o trabalho realizado por esta Câmara Municipal na ampliação de serviços e requalificação do espaço, para o qual a autarquia poveira contribuiu diretamente com a alocação de recursos financeiros e a cedência de um terreno.