O Padre Nuno Rocha foi o anfitrião desta visita.

Na fachada desapareceram os azulejos, a cruz de cimento foi substituída e foi eliminada uma estrutura que tinha como função albergar a máquina dos sinos, função essa que já não era necessária uma vez que a máquina, sem utilidade, está no Museu Municipal. As casas de banho foram reconstruídas e existe, agora, uma rampa para pessoas com necessidades especiais, quer para os sanitários, quer para a própria Igreja. Na sua forma original, que data do século XVII, a Igreja da Lapa tinha uma porta na lateral norte do edifício e desconhecem-se os motivos pelos quais foi coberta com pedra. Agora, a porta está a ser utilizada para aceder ao farol da Igreja. A subida faz-se pelo interior do edifício, por degraus de pedra, íngremes e desnivelados, mas o esforço compensa. A vista é de cortar a respiração.

No total, a Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Lapa investiu 144 mil euros + IVA. A Câmara Municipal irá custear a iluminação cénica do edifício.