O Complexo é constituído por dois espaços: um campo de futebol com relvado sintético, iluminação e duas bancadas; um campo de futebol de 7, que permita a utilização pelas camadas jovens e por grupos informais que queiram jogar futebol. Este espaço poderá constituir como uma zona de renda para a própria associação. Tem balneários, um bar de apoio nos balneários e uma zona de estacionamento. Há outro bar, muito importante para a sobrevivência económica da associação para que as pessoas que frequentem o espaço possam utilizar.

A cerimónia inaugural contou com o descerramento da placa por Aires Pereira, e José de Araújo, Presidente da Junta de Freguesia de Balasar, bênção pelo pároco da freguesia, Manuel Casado Neiva, assinatura do Protocolo em que o Município da Póvoa de Varzim concede o direito de utilização gratuita e gestão do equipamento à Freguesia de Balasar e discursos dos autarcas.

O Presidente da Câmara Municipal começou por assinalar o evento como “um dos momentos mais felizes que vivemos nos últimos tempos na freguesia de Balasar”, ao qual se associa, e falou do percurso do equipamento desportivo desta freguesia. Neste sentido, transmitiu que podíamos designá-lo como “a história da casa às costas” constatando que “não deve haver mais nenhuma associação no concelho da Póvoa de Varzim que tenha andado tantos anos a viver de casa emprestada”. Recordou que o início desta história remonta aos anos 70, sendo que Balasar foi a primeira freguesia a organizar-se no que diz respeito à prática de futebol, lembrando todos os que estiveram envolvidos e contribuíram para que chegássemos aqui hoje.

Quanto à escolha do nome Lino Araújo para este Complexo Desportivo, proposto por Aires Pereira, reconheceu-lhe “o empenho e a luta que teve para conseguir que fosse possível estarmos aqui hoje”.

O edil referiu tratar-se de um “equipamento único na dimensão e nas valências no concelho da Póvoa de Varzim”, acrescentando que “ainda não está totalmente concluído pois falta criar mais um acesso, cuja obra irá começar no início do próximo ano. Para chegarmos aqui, temos um investimento que ronda os 3 milhões de euros. Temos um complexo desportivo que dignifica, em primeiro lugar, todas as pessoas de Balasar que lutaram e acreditaram que era possível chegarmos até aqui, e dignifica também a Associação Desportiva e Cultural de Balasar, que passa a ter condições únicas para continuar a desenvolver a sua atividade”. A este propósito, fez questão de prestar um agradecimento muito especial à associação e ao seu Presidente, José Cancela, que souberam esperar e nunca desistiram.

Aires Pereira recordou que apresentou o projeto de execução do Parque, aquando do 30º aniversário da Associação Desportiva e Cultural de Balasar, em 18 de março de 2017, constatando “o que aqui está foi rigorosamente o que foi apresentado”, e apelou para a sua conservação e boa utilização.

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Balasar tratou-se de “um dia de festa, a concretização de um sonho que se torna realidade”, acrescentando que “é fruto do trabalho de todos”.

José de Araújo fez um apelo ao Presidente da Associação Desportiva e Cultural de Balasar, que terá a responsabilidade de gerir o equipamento, no sentido em que “este Complexo exige muito rigor na sua administração e conservação, mas somos e seremos sempre um parceiro e não um obstáculo”.

Também José Cancela, Presidente da Associação Desportiva e Cultural de Balasar, disse tratar-se de “um dia muito importante para si e para a associação” e reconhecendo o valor da equipa principal não escondeu o desejo de chegarem à Liga Nacional de Seniores. Revelou que o primeiro jogo a ser disputado no novo campo será a 22 de dezembro, com o Varzim.

Mas já ontem todos os escalões de Futebol da Associação Desportiva e Cultural de Balasar estrearam o campo.

Esta tarde de festa para todos os balasarenses terminou com um grande concerto com Augusto Canário & Amigos.