Aires Pereira transmitiu que este arruamento “faz parte de um conjunto de investimentos que temos vindo a fazer aqui em Terroso e resolver alguns problemas com história”.

O autarca referiu que “já há muitos anos que a Junta de Freguesia pretendia fazer este investimento e nunca decidiu avançar. Agora, graças ao espírito de colaboração que existe entre a Câmara e as Juntas de Freguesia para a execução deste tipo de obras em que a autarquia fornece os materiais e a Junta contrata a mão-de-obra”.

Sobre outras empreitadas em Terroso, o edil enunciou que “segue-se o avanço das obras do Cemitério, uma obra que está orçada, a parte de betão, em cerca de 60 mil euros, que iremos comparticipar a Junta de Freguesia nesse montante, e finalmente, vamos lançar o concurso público do arranjo do centro cívico de Terroso, ligação da igreja até ao cruzeiro, com um orçamento de cerca de um milhão de euros”.

Sobre esta última, Aires Pereira acrescentou que “já se falava dela há muito mas havendo, agora, este espírito de colaboração com a Junta de Freguesia, é possível fazer obra e resolver problemas importantes para a qualidade de vida da população de Terroso”. Revelou ainda que “estamos a concluir o projeto de execução e espero no final do Verão lançar concurso público para que esteja concluída até ao próximo ano. Trata-se de uma obra de grande montante financeiro face à zona onde estamos a intervir e à qualidade dos materiais que vai usar mas não se trata de uma obra muito extensa, é relativamente rápida de executar”.

Sobre o projeto, adiantou que “modela completamente toda aquela estrutura com a criação de áreas de lazer, novos parques de estacionamento, zonas de encontro, verificação de pavimentos com introdução de granitos e toda a iluminação e área de jardins irá ser modificada”.

Carlos Maçães revelou que obra “já andava nos cadernos eleitorais desde os anos 80” e só agora concretizada pois foi considerada “prioritária” porque vai desenvolver a circulação do trânsito de Terroso/Navais para a Póvoa, “é uma rua estruturante”.

O Presidente da União esclareceu que a Rua da Fontainha foi dotada de todas as infraestruturas, iluminação pública, águas pluviais e saneamento. Para a Junta de Freguesia representou um investimento de cerca de 24 mil euros, ou seja, a mão-de-obra, sendo que os materiais foram dados pela autarquia.

Carlos Mações confirmou que no próximo mês irá arrancar o alargamento do cemitério de Terroso e, entretanto, do Largo de São Lourenço, cumprindo-se as empreitadas prometidas para esta freguesia.