Durante a reunião, na qual o Presidente da Câmara marcou presença, debateu-se a promoção do contributo da economia social para o desenvolvimento local e regional na Europa e, mais propriamente, a importância do Plano de Ação para a Economia Social a este nível.

Sendo a pandemia um dos temas inevitáveis da atualidade, houve ainda a oportunidade de partilhar experiências e ensinamentos, ao nível da coesão social, retirados pelos municípios e regiões durante a crise da COVID-19. A este respeito, importa relembrar que o Município da Póvoa de Varzim foi já convidado, por duas vezes, a partilhar com outras cidades e regiões dos 27 Estados-Membros da União Europeia as suas experiências e boas práticas de resposta à pandemia a nível local.

Foram aprovados na reunião, presidida por Anne Karjalainen, os seguintes Pareceres – Plano de Ação para a Economia Social; Plano para o futuro dos prestadores de cuidados e cuidadores – Oportunidades locais e regionais no contexto de um desafio europeu; União da Igualdade: Estratégia para a igualdade de tratamento das pessoas LGBTIQ 2020-2025; Estratégia sobre os direitos das pessoas com deficiência – resultado para o qual Aires Pereira contribuiu, através de voto favorável em todos os mesmos.