Foram atribuídos apoios às seguintes associações: à Associação Cultural Capela Marta, 10 mil euros à atividade desenvolvida; à Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim, 17 mil euros à atividade desenvolvida e ainda um apoio destinado à aquisição de veículo automóvel no valor de 26.248,58€ (metade do preço de compra do veículo); à Ethos, Pathos, Logos – Associação, 7 mil euros à atividade desenvolvida; ao Grupo Cultural e Recreativo Aguçadourense apoio destinado à aquisição de veículo automóvel no valor de 18.553,82€ (metade do preço de compra do veículo); ao Cineclube Octopus, 5 mil euros à atividade desenvolvida e cedência de espaço e ainda ao Varazim Teatro, 27 mil euros à atividade desenvolvida, cedência de espaço para ensaios e representações e material de divulgação.

O edil transmitiu que “no âmbito das atividades culturais para o ano de 2018, o Município, em termos de apoios diretos a associações, eventos e atividades, quer através de protocolos ou subsídios diretos, vai investir 654 mil euros”, esclarecendo que “não estão aqui quantificados os custos que temos com o Cine-Teatro Garrett e o Auditório Municipal”.

Aires Pereira realçou o facto de “termos no concelho um conjunto de associações das mais diversas áreas que fazem este trabalho de forma voluntária” bem como de termos um público específico nas diversas áreas (teatro, dança, cinema e música coral), que “é resultado do vosso trabalho”. Neste sentido, deu os parabéns aos representantes das diferentes associações e desejou que “este ano consigam concretizar as vossas iniciativas e, dessa forma, possam chegar ao vosso público-alvo”.

O Presidente da Câmara apelou à colaboração das associações para enviarem com periodicidade um relatório das atividades que realizam para documentar o processo que também estará disponível na plataforma logística do município no âmbito da transparência.

O autarca referiu-se ainda à importância das associações culturais para a promoção do turismo: “a cidade hoje precisa cada vez mais de vocês. O turismo terá tanta e mais sustentabilidade quanto nós formos capazes, quer em projetos de caráter cultural quer desportivo, de fazer com que as pessoas venham à Póvoa e vejam, efetivamente, atividade e coisas diferentes. O turismo é uma área que beneficia muito do vosso trabalho”, transmitiu, agradecendo pela “disponibilidade, colaboração e interesse na Póvoa de Varzim”.