Um dos grandes momentos do dia foi a abertura da exposição “Agustina Bessa-Luís. Vida e Obra”, resultante de um projeto produzido pelo Instituto Camões, no Centro Coordenador de Transportes. Esta exposição, comissariada por Inês Pedrosa e com a conceção gráfica de João Botelho, teve a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e de Mónica Baldaque, filha de Agustina Bessa-Luís que se mostrou emocionada ao recordar a mãe em “fotografias tão bonitas”.

Aires Pereira explicou que esta iniciativa se engloba na promoção da comemoração do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís na Póvoa de Varzim; é assim o caso, também, da evocação à autora nas montras dos estabelecimentos comerciais da nossa cidade, com frases selecionadas pela escritora Adélia Carvalho e desenhos da ilustradora Anabela Dias.

Outra exposição inaugurada, durante o dia de hoje, tem o nome “Descorrenta” e está patente na Galeria d’Arte Ortopóvoa. Nesta exposição de pintura de José Rosinhas, 28 trabalhos em exposição concebem quatro narrativas de um mesmo volume conceptual que o desenho e a pintura redigem. A curadoria artística é da responsabilidade de Isabel Patim.

Desde ontem e até 14 de março, também pode ser visitada na Biblioteca Municipal, a exposição “Registo Íntimo”, de livros de artista, com curadoria de Tomás Carneiro. Esta exposição, com 35 artistas, apresenta uma variedade grande de criações artísticas desde o desenho, a pintura, a fotografia, as colagens.

Mas as novidades que marcam o arranque desta edição do Correntes d’Escritas não ficam por aqui. O Cine-Teatro Garrett tem uma Feira do Livro, que pode visitar para conhecer as obras dos autores convidados e as que são apresentadas pela primeira vez ao longo deste nosso festival literário.

É o caso, por exemplo, dos lançamentos de obras originais que ocorreram neste primeiro dia do evento: A Vida Airada de Dom Perdigote, de Paulo Moreiras, VozdeVelha, de Elisa Victoria, Leitura Fácil, de Cristina Morales, A Vocação Suspendida, de Lauren Mendinueta, e Quarentena, por Ana Paula Inácio, João Rasteiro, José Rui Teixeira e Rosa Alice Branco.

Consulte o programa completo e acompanhe o 24.º Corrente d´Escritas no portal ou nas redes sociais da Câmara Municipal.