As novas tecnologias trouxeram Fedra Santos até à Biblioteca. Mesmo estando distante fisicamente, a ilustradora esteve presente naquele espaço através de um vídeo, no qual contou o processo criativo de cada personagem. 

Os irmãos Rafael, Beatriz e Gustavo, mais conhecidos por Rafa, Bia e Guga, a avó Matilde, o avô Bernardo e o Trengo, o cão da família, são Os Tesouropatas, que o mesmo é dizer, são maluquinhos de todo por tesouros, mistérios e aventuras que acontecem na Casa do Beiral, a casa dos avós maternos. Neste primeiro livro, O Mistério do Sótão, a aventura acontece no sótão da casa, lugar onde sucedem coisas estranhas que é preciso enfrentar primeiro e desvendar depois, com coragem e esperteza.

Gisela Silva e João Manuel Ribeiro sublinharam o gosto de escrever a seis mãos, um processo que pretendem repetir.

Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação e da Cultura, confidenciou ter lido O Mistério do Sótão a duas vozes, com a sua filha mais nova. Mais de que uma obra de ficção, este livro “é uma lição de Português”. O autarca destacou, também, “o valor da família está aqui bem espelhado. O assunto deste livro é muito atual porque abrange a emigração dos pais, quando os filhos ficam no seu país natal e a importância dos avós neste processo. As personagens procuram tesouros, mas o maior tesouro são as pessoas. Às vezes procuramos, procuramos e a felicidade, o tesouro, esteve sempre ali à nossa beira. São os nossos filhos, os nossos netos, os nossos amigos”.