Com o raiar do dia, iniciaram as atividades. Às 8h00, o repique dos sinos e uma salva de 21 tiros romperam no ar; às 8h45, a Banda Musical da Póvoa de Varzim atuou em frente à Igreja da Nossa Senhora da Lapa e às 9h00, celebrou-se a Eucaristia Solene, presidida pelo Bispo D. Rui Manuel Sousa Valério e animada pelo coro Musica Instrumental.

A imponente procissão de Nossa Senhora d´Assunção, considerada pela organização como a mais rica e sumptuosa do País, principiou às 16h00. Partindo da Rua 31 de Janeiro, esta prosseguiu pelas ruas poveiras até à Igreja da Lapa, onde terminou. À passagem da procissão pela marginal poveira, os andores foram virados para o mar, com o lançamento de milhares de foguetes em saudação à virgem padroeira dos pescadores.

A festa prosseguiu no Largo António Nobre, com as atuações da Tuna Feminina da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e do Rancho Tricanas da Lapa, a partir das 21h45.

Os eventos culturais não se ficam por aqui, com os Leões da Lapa Futebol Clube a receberem o Sarau Poveiro, hoje, às 21h30. O final d´as Festas da Assunção está agendado para a próxima quinta-feira, 22 de agosto, com o Beija Mão da Senhora, entre as 9h00 e as 21h00, a que se seguirá uma última Eucaristia, às 22h00, e fogo de estalaria e repique dos sinos, no encerramento das celebrações, organizadas pela Real Irmandade de Nossa Senhora d’Assunção e da Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Lapa.