Esta visita à Câmara Municipal surge com o objetivo de os convidados ficarem a conhecer melhor o Município, bem como o sistema educativo no concelho da Póvoa de Varzim e em Portugal.

O autarca deu as boas vindas às professoras e afirmou ser “um prazer ter-vos na Póvoa de Varzim, uma cidade essencialmente turística e que gosta de receber de braços abertos quem nos visita”. Luís Diamantino enalteceu o valor que estes intercâmbios entre escolas, professores e alunos têm e aproveitou a oportunidade para desejar que “esta experiência vos ajude no vosso trabalho de docentes e que voltem para a Lituânia mais ricas culturalmente, por terem conhecido novos povos e novos sistemas educacionais.”

O Vice-Presidente passou então a explicar as vicissitudes do modelo de ensino português e respondeu às dúvidas das convidadas, curiosas em saber todos os pormenores relativamente ao número de ciclos de ensino; funcionamento dos cursos profissionais; número máximo de alunos por escola, turma e ano e taxas de aproveitamento escolar.

A finalizar, e antes de partirem rumo a uma visita por algumas escolas do concelho, as docentes brindaram o autarca com chocolates típicos lituanos, gentileza retribuída pela autarquia, que ofereceu latas de sardinhas representativa da Póvoa de Varzim e uma manta de Terroso, como lembranças.