Esta visita à Câmara Municipal surge com o objetivo de os convidados ficarem a conhecer melhor o Município, bem como o sistema educativo no concelho da Póvoa de Varzim e em Portugal.

Luís Diamantino deu as boas vindas aos professores e afirmou ser “uma honra e um prazer recebê-los no Salão Nobre, o local onde recebemos as pessoas importantes e onde realizamos as reuniões da Assembleia Municipal”. O autarca destacou a importância destes intercâmbios entre escolas, professores e alunos e revelou que espera que os convidados “se divirtam e façam amizades com os nossos professores e com a generalidade das pessoas da Póvoa de Varzim, uma terra hospitaleira, turística e que gosta de receber bem”.

De seguida, o Vice-Presidente passou a explicar as vicissitudes do modelo de ensino português e respondeu a todas as dúvidas dos professores convidados, nomeadamente em relação ao número de ciclos de ensino; funcionamento dos cursos profissionais; número máximo de alunos por escola, turma e ano; quantidade de licenciados; papel do professor e dos encarregados de educação e salário base e idade de reforma dos professores. Luís Diamantino deixou ainda um lamento em relação à profissão de professor em Portugal, que considera que “desvalorizou muitíssimo nos últimos anos e já não é respeitada”.

A finalizar, e antes de partirem rumo a uma visita pelo Museu Municipal e por algumas escolas do concelho, cada um dos professores foi brindado com uma lata de sardinhas representativa da Póvoa de Varzim e uma manta de Terroso, como lembranças.