O encontro foi apresentado esta manhã, na Câmara Municipal, com a presença de muitas das entidades envolvidas, que explicaram de que forma vão participar e demonstraram que mesmo as contribuições aparentemente mais simples podem fazer toda a diferença. Apesar do apoio da Câmara Municipal, este é um movimento iniciado pela sociedade civil, sob a direcção de Mário Ferraz que, desde o início, tem dado alma a um projecto arrojado que simplesmente celebra a Paz e com isso envolve centenas de pessoas e a própria população do concelho.

Este ano, o programa conta com algumas novidades, como a Chama da Paz, que vai percorrer as 12 freguesias do concelho e que, como revelou a organização na conferência de imprensa desta manhã, vai ser transportada numa tocha olímpica cedida pela representação do Comité Olímpico em Portugal. A Árvore da Paz é outra das novidades. Estará no Pavilhão Municipal, onde vai decorrer a festa do encontro, no dia 16, à espera das mensagens de Paz que todos são convidados a deixar nos seus ramos.

Depois desse dia segue para a Casa da Juventude, onde fica até 12 de Janeiro. Uma ideia que recupera uma tradição milenar no Japão e que se espera venha a originar milhares de mensagens de Paz. O desporto também marcará presença na edição deste ano. No dia 16 jogam Varzim Sport Clube e Rio Ave, num encontro que será transmitido em directo pela Sport Tv, a partir das 10h30. O jogo terá lugar no Estádio do Varzim.

O encontro contará também com a participação da Escola Secundária Rocha Peixoto e da Escola Profissional de Esposende, cujos alunos se propõem sair à rua, devidamente caracterizados, com predomínio da cor branca, para sensibilizar a população, entregar programas e convidar a uma participação mais activa de todos.

Encontro pela Paz cartaz 2007_2008

A Cerimónia do Encontro pela Paz, que decorrerá no Pavilhão Municipal, no dia 16 de Dezembro, a partir das 15h00, a Marcha da Paz, que se realiza também nessa tarde, a deposição de flores na Taça da Paz e o posterior atirar ao mar dessas mesmas flores, no dia 1 de Janeiro, às 16h00, a exposição “Caminhos para a Paz”, no Diana Bar, com trabalhos de várias escolas e o desafio para que as pessoas coloquem um pano branco nas suas janelas, entre Dezembro e Janeiro, são outras das componentes deste Encontro pela Paz, que tem o seguinte programa: 12 de Dezembro, inauguração, às 14h30, no Diana Bar, da exposição “Caminhos pela Paz”; dias 15 e 16 de Dezembro, a Chama da Paz percorrer as 12 freguesias do concelho, com a colaboração de atletas de associações locais; 16 de Dezembro, 15h00, no Pavilhão Municipal, Cerimónia do Encontro pela Paz, com a actuação das Xaile e da Academia Gimnoarte, seguindo-se a Marcha pela Paz até à Praça do Almada, onde será feita a deposição de flores brancas na Taça da Paz; dia 1 de Janeiro, às 16h00, Dia Mundial da Paz, serão deitadas ao mar as flores recolhidas na Taça da Paz – esta cerimónia simbólica decorrerá no interior do Porto de Pesca; 12 de Janeiro, às 21h30, no Diana Bar, o Encontro encerra em festa com a passagem do filme dos melhores momentos, a actuação dos Pequenos Cantores de Amorim, do Coro Infantil de Amorim e Amorim&Laundos Ensemble.

conf_paz2008

A Comissão de Honra volta a reunir nomes como o do Presidente da República, do Primeiro Ministro e do Arcebispo Primaz de Braga. As escritoras Luísa Dacosta e Alice Vieira, as cantoras Mariza e Dulce Pontes, os jornalistas Carlos Daniel e Júlio Magalhães, o apresentador José Carlos Malato, José Carlos Vasconcelos, o actor Ruy de Carvalho, entre outros.

Desde a primeira edição, entre Dezembro de 1999 e Janeiro de 2000, que a Câmara Municipal se associa à organização deste evento, que envolve toda a comunidade poveira na promoção da cultura da Paz e na construção de um espírito de partilha e reconciliação. O Encontro pela Paz, que se realiza pelo 9º ano consecutivo, decorre num período que compreende fundamentalmente o Dia Mundial da Paz (1 de Janeiro), daí a sua realização nesta época do ano.