Segundo o seu autor, Projeto Cividade: Mostra3 propõe ao observador uma intervenção/instalação temporária centrada no património local como matéria arqueológica, histórica, museológica e visual na prática artística e na construção de diferentes resultados processuais que se relacionam com a participação nos trabalhos arqueológicos promovidos pelo Museu Municipal da Póvoa de Varzim, na Cividade de Terroso durante os anos, 2014, 2015, 2016, em particular no setor VIIJK. No decorrer dos trabalhos arqueológicos as questões de orientação pelo sol e o saber indicar, Norte, estiveram presentes. De 2014 até 2016 foi depositada pedra grande, pequena e média, em granito. Pedras removidas do setor setor VII JK. Da prática coletiva, orientada pelo autor, resultou um objeto que aponta para norte, ainda visível na Cividade de Terroso.

Projeto Cividade: Mostra3 foi desenvolvida no âmbito projeto Cividade, projeto artístico focalizado na Cividade de Terroso, em contexto de atelier de autor, explora diferentes processo criativos e materiais como desenho, mármore, madeira, fotografia, vídeo, áudio, meios digitais, saibro, gesso, cera, silicone, terra, granito e objetos construídos in situ.

Manuel Horta nasceu em Almada em 1970. Realizou o Curso de Mestrado em Escultura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Realizou o Curso de Licenciatura em Artes Plásticas – Escultura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Cria, desenvolve e apresenta projetos artísticos regularmente desde 1993.

Participação em exposições coletivas e eventos artísticos. Desenvolve a atividade artística e de docência/ formador em Projetos de intervenção comunitária e em Escolas do ensino público.

Desde 2013 que desenvolve o Projeto Cividade, na Póvoa de Varzim.