O Presidente da Câmara Municipal considera que esta via circular urbana é de extrema importância para os munícipes, uma vez que vai permitir estabelecer a ligação de toda a cidade de forma eficiente e mais rápida e solucionar a crescente sobrecarga do tráfego na entrada/saída da cidade, especialmente nas horas de ponta. Para Aires Pereira, trata-se da criação de uma via alternativa – prevista no Plano de Urbanização da cidade – que se revela essencial para a gestão e sustentabilidade da rede viária, e em relação à qual estão previstas outras fases subsequentes; designadamente a futura ligação à EN13.

Veja no vídeo disponível abaixo o andamento das obras de prolongamento da Via B para norte da cidade, no qual é possível observar com detalhe a extensão da empreitada e o impacto que a mesma terá para melhorar o fluxo, acessos e área envolvente.

Recorde-se que o investimento por parte do Município na Via B não é de agora; só desde o início da sua construção, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim já alocou quase 12 milhões de euros (11.872.042,16 €) em aquisição de terrenos, obras, faixas de rodagem, ciclovias, passeios, iluminação pública e paisagismo.

Ainda recentemente, por ocasião da Sessão da Assembleia Municipal, foi tomada mais uma diligência no sentido de tornar mais sustentável a mobilidade, circulação e acessibilidade no nosso concelho: a aprovação de uma nova moção sobre a necessidade de alertar o Governo para a urgência de completar o nó de acesso da A28 à cidade da Póvoa de Varzim. Este é mais um passo dado no sentido de pressionar o Governo a atender às preocupações e necessidades locais, no sentido de descongestionar o tráfego e aumentar a segurança rodoviária de todos os munícipes que diariamente entram e saem da cidade; particularmente importante na sequência dos múltiplos acidentes que têm sido registados no local.