Póvoa de Varzim, 13.12.2013 - Nesta quadra festiva, repetem-se os Concertos de Natal um pouco por toda a cidade.
Nos dias 21 e 22 de dezembro, na Igreja Matriz e na Igreja da Lapa, respetivamente, às 21h30, atuarão o Quarteto Verazin e o Coral “Ensaio”.
O programa apresentado pelos agrupamentos irá repetir-se nos dois dias, sendo que o Quarteto Verazin irá interpretar Quarteto em Mi menor, op.121, de G.FAURÉ, e o Coral Ensaio da Escola de Música da Póvoa de Varzim, sob a direção de Abel Carriço, irá apresentar um Repertório Natalício.
A entrada para os espetáculos é livre.
Quarteto Verazin
O Quarteto de Cordas residente do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) apresentou-se oficialmente pela primeira vez em julho de 2007. Participou em diversas master classes com o Prazak Quartet, o Fine Arts Quartet, o Pavel Haas Quartet e o Ardeo Quartet, inseridas no FIMPV. Trabalhou com Vladimir Mendelssohn e Jacek Klimkiewicz, na Folkwang Hochschule de Essen. Tem sido orientado pelos Professores Ryszard Wóycicki, Ana Bela Chaves e Radu Ungureanu. O agrupamento dedica-se à divulgação do riquíssimo repertório que muitos dos mais reputados compositores escreveram para quarteto de cordas (já interpretou em público obras de Haydn, Beethoven, Schubert, Mendelssohn, Dvorák, Debussy, Ravel, Shostakovich, Brahms e Borodine). Em estreia mundial, apresentou em Julho de 2008 o Quarteto nº 2 – “Movimentos do Subsolo”, de António Pinho Vargas, obra encomendada pelo FIMPV e gravada posteriormente em Outubro do mesmo ano (o respetivo CD foi lançado em 2009). Também em estreia mundial, apresentou em Julho de 2009 a obra “Verazin nº 1” expressamente encomendada pela 31ª edição do FIMPV ao compositor Carlos Azevedo. A formação participa regularmente na programação do FIMPV, desde 2007. Recentemente, atuou nos “Dias da Música” de 2013 (Centro Cultural de Belém) e no 39º Festival Internacional de Música do Estoril. Na presente temporada, é constituído por Diogo Coelho (1º violino), Mário Siegle (2º violino), Fábio Vidago (viola d’arco) e Ana Luísa Marques (violoncelo). Colabora regularmente em diversas atividades culturais no concelho da Póvoa de Varzim.
O Coral “Ensaio” iniciou a sua atividade em Janeiro de 1989, sob a direção do Prof. José Abel Carriço. Inicialmente, este projeto surgiu com a criação da Escola Municipal de Música da Póvoa de Varzim, pelo Município desta cidade, em Maio de 1988, sendo formado por alunos, encarregados de educação e melómanos dedicados. Atualmente, o Coral “Ensaio” mantém a sua atividade, integrado na Associação Pro-Música da Póvoa de Varzim.
Ao longo da sua existência, apresentou-se em audições públicas da Escola de Música e em variados momentos culturais da localidade e de várias cidades de Portugal, Espanha, Bélgica e Holanda, dos quais se destaca a participação em concerto: no Festival da Primavera de 1992 e 1993, Póvoa de Varzim; na abertura da Semana Cultural do Município de La Guardia; no I Encontro de Coros Galego – Asturiano – Português, em Cariño; na IV Semana Cultural de Tapia de Casariego; no 9º Festival de Panxoliñas de O Barco (Ourense); em Waremme e em Liège; nos Encontros de Coros do Vale do Ave (AMAVE); no XIII Ciclo Ibérico de Música Sacra da Catedral de Tui; na Casa da Música – Porto e no Mosteiro dos Jerónimos (Sala do Capítulo) – Lisboa. Organizou e participou no 1º e 2º Encontro Internacional de Coros Amadores da Póvoa de Varzim, em 1995 e 1996, onde estiveram presentes coros vindos de Espanha e de França.
Já se apresentou em concerto em algumas edições do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e tem sido presença constante nas edições do Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates.
Gravou para a edição em CD de “Os Melhores Coros Amadores da Região Norte”, nomeadamente, com temas populares poveiros.
Ao longo da sua existência, tem vindo a praticar um vasto repertório histórico, profano e sacro, incluindo autores portugueses. Apesar de, preferencialmente, a sua presença em concerto ter sido “A Capella”, salientam-se também as que já realizou em parceria com distintos solistas e formações instrumentais.
Na presente temporada celebra o seu 25º aniversário, tendo já agendados vários concertos.