Quatro milhões de euros: é este o valor que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim investiu em obras que estão atualmente a decorrer em São Pedro de Rates. Apenas um dos investimentos vai ter início dentro de alguns dias, a cobertura total da Rede de Saneamento Básico. A propósito desta obra, Aires Pereira apelou à paciência e compreensão dos habitantes de Rates: “as obras vão trazer incómodos. Vai haver lama, buracos, alguma dificuldade em chegarem ao local de trabalho ou a casa mas lembrem-se que não é possível haver qualidade de vida em Rates sem as executar”.

O edil explicou que um dos investimentos – a construção de Via Alternativa ao Centro Histórico, no percurso entre a Rua Dr. Manuel Monteiro e Rua do Cabouco – “irá fazer com que os veículos pesados tenham uma alternativa e deixem de usar o Cento Histórico. Isto irá trazer ainda mais qualidade de vida aos moradores da Vila”.

A reabilitação da atual Residência Paroquial para instalação da Escola de Música e Museu de Artes e a remodelação e ampliação do Campo de Futebol do Limarinho são duas das outras obras que estão em curso e que pretendem dotar a freguesia de valências que colmatem a necessidade de procura da sede do concelho.

Além dos investimentos que já estão em curso, o Presidente da Câmara Municipal comprometeu-se a reconstruir o pavilhão desportivo da escola. “O projeto deve ficar concluído até ao final do ano e no início de 2020 abriremos o concurso. O edifício foi mal feito desde o início. A obra foi da responsabilidade do Ministério da Educação e está muito degradado, tanto que está encerrado e as crianças não estão a praticar Educação Física”.

Quanto ao veículo que irá servir a Associação de Amizade de São Pedro de Rates e cujo metade do custo foi suportado pelo Município, Aires Pereira afirmou que a segurança das crianças e jovens deve estar sempre em primeiro lugar.

O autarca lembrou que faz parte de uma geração na qual as crianças iam sozinhas para a escola e cujos pais não iam conversar com os professores. “Mas tudo mudou e as nossas preocupações com os nossos filhos são diferentes. Por isso, uma Associação com pais interessados em melhorar a escolaridade de uma comunidade é uma mais-valia para todos”. A Associação fica situada na Rua Fonte da Cabra.