Paulo João Silva, Presidente da Junta de Freguesia, e Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, inauguraram o monumento aos combatentes no Ultramar.

Os ratenses vinham pedindo essa homenagem há vários anos e, finalmente, na Praça principal da vila, está agora uma obra que lembra as duas centenas de homens que deixaram as suas famílias em S. Pedro de Rates para combater nas ex-colónias portuguesas.

O artista responsável pelo monumento, Jorge Lourenço, recebeu rasgados elogios pelo resultado do seu trabalho que, além da justa homenagem aos combatentes, embeleza a Praça e dá-lhe uma dignidade que a população vinha exigindo.

Paulo João Silva manifestou a sua emoção por ver mais um sonho de Rates cumprido. O autarca afirmou que a freguesia tem evoluído passo a passo e que é desta forma – paulatinamente – que será alcançado o sucesso.

Aires Pereira afirmou estar feliz com aquela inauguração por entender que o contributo dos combatentes para que hoje todos possamos usufruir da liberdade não terminou quando regressaram a casa. “Os homens que estiveram no Ultramar trouxeram consigo memórias que vão perdurar até ao fim das suas vidas. São imagens, cheiros e barulhos que marcaram as suas personalidades e que não os deixam esquecer aquilo que viveram nas ex-colónias”.