No âmbito da Black Friday” e “Cyber Monday”, o Município da Póvoa de Varzim, através do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), informa sobre as recomendações da Direção-Geral do Consumidor (DGC) nas compras em época de saldos e promoções.
O consumidor deve verificar antecipadamente os preços praticados em loja e no site da empresa, comparar o preço e as vantagens comerciais oferecidas por outras empresas comercializadores do mesmo produto, informar-se junto da loja sobre a política adotada pela empresa para trocas e devoluções, certificar-se que acede ao site oficial da marca/empresa nas compras online, ler com atenção as mensagens publicitárias e verificar se é dada informação sobre possíveis restrições associadas à promoção publicitada, ter especial cuidado com as falsas promoções divulgadas nas redes sociais e websites e evitar filas e ajuntamentos para compras mais conscientes e seguras.
O CIAC relembra, igualmente, que em época de saldos/promoções, o comerciante está obrigado a disponibilizar os mesmos meios de pagamento habitualmente disponibilizados em loja, sem qualquer custo adicional ou alteração no preço do produto conforme o meio de pagamento escolhido. Em caso de rutura de stock, o comerciante é, ainda, obrigado a anunciar que o produto se encontra esgotado e a dar por terminada a respetiva operação de venda com redução de preço.
Não esquecer que o consumidor goza dos mesmos direitos que lhe são conferidos por Lei nos contratos de compra e venda, em época de saldos ou promoções. Informe-se e conheça os mecanismos extrajudiciais ao seu dispor para efetiva-los.
Para mais informações, pode consultar o portal oficial da Direção-Geral do Consumidor.