Escrito pelo Sargento-Ajudante Alves dos Santos, “é a obra que faltava para sistematizar a relação entre o Quartel e a Póvoa de Varzim”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira.

“De facto, os 100 anos de presença militar na cidade não são apenas os 100 anos da vida do nosso quartel. São, igualmente, os 100 anos da interação do Quartel com a nossa comunidade. São, por isso, e em boa parte, os últimos 100 anos da Póvoa de Varzim”, sublinhou o autarca.

Na opinião do Presidente da Câmara Municipal, “a Póvoa de Varzim não seria hoje a cidade que é se, há 100 anos, não tivesse recebido, de braços abertos, o 3º Grupo de Companhias de Administração Militar. O município associa-se à edição deste livro porque ele, tanto ou mais que o necessário registo dos 100 anos que agora se completam, é um compromisso para o futuro, tal como escrito pelo seu autor que, grato à cidade, deixa a promessa de que continuarão a pugnar para servir melhor, procurando assim retribuir este século de salutar cumplicidade”.

O autor da obra, o Sargento-Ajudante Alves dos Santos, afirmou que o livro “é o reconhecimento da ligação fraterna entre militares e poveiros”.

O Tenente-General e Vice-Chefe do Estado-Maior António Campos Gil não quis deixar de manifestar publicamente o seu orgulho no trabalho efetuado pelo autor: “numa altura em que o país vive uma crise grave de identidade, é no passado, é na história, que temos de encontrar referências para voltarmos a ter a vontade de sermos uma nação independente. E o meu camarada teve a ousadia e a humildade de dar esse passo”.

A comemoração deste 8º aniversário, além do lançamento desta obra, incluiu uma Cerimónia Militar, no Passeio Alegre, uma exposição evocativa do Centenário da 1ª Grande Guerra, na Escola Prática dos Serviços, e um Concerto Comemorativo do Dia da EPS e Centenário da Presença dos Militares na cidade, com a atuação do Coro da Escola Prática dos Serviços e da Banda Sinfónica do Exército, no Cine-Teatro Garrett.

Veja todas as fotogalerias.