A atividade acontecerá entre o viaduto da Estrada Municipal n.º 505 e o Complexo Desportivo de Navais, num terreno florestal que em tempos foi um eucaliptal e que os proprietários pretendem transformar num funcional souto.

Esta ação será promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, juntamente com o Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto) e conta igualmente com a colaboração da Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto. As árvores, todas nativas, serão fornecidas pelo Projeto Floresta Comum.

O grande objetivo deste Projeto das 100.000 árvores é reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reabilitação com cerca de 100.000 árvores de espécies espontâneas da região, ao mesmo tempo que se espera informar e formar os cidadãos sobre a importância da floresta nativa e estimular a participação de todos os interessados em atividades de criação e melhoria das florestas metropolitanas.