Rodrigo Leão será o primeiro a pisar o palco do Garrett com um concerto às 22h00.

Este espetáculo terá um caráter institucional, pelo que será reservado a convites dirigidos a associações, instituições de solidariedade e outras entidades. No entanto, no dia seguinte, domingo, 15, o músico e compositor português detentor de uma carreira riquíssima dará novo concerto, também às 22h00, para o público em geral. Os interessados em assistir ao espetáculo devem dirigir-se ao edifício da Câmara Municipal, na Praça do Almada, nos dias 12 e 13 de junho, entre as 15h00 e as 18h00. Mediante a apresentação de cartão do cidadão/ bilhete de identidade, serão entregues, no máximo, dois bilhetes por pessoa, até à lotação esgotar.

Para além deste tão aguardado concerto, o programa de animação arranca a 13, com música, e termina a 22 de junho, com teatro, sendo que pelo meio terão lugar diversas manifestações culturais.

Assim sendo, a partir das 16h00 de sexta-feira, 13 de junho, haverá Arruadas com os Retimbrar nas ruas adjacentes ao Cine-Teatro Garrett, e às 21h30, o Largo Dr. David Alves irá acolher um Concerto de jazz/ bossa nova com o Quinteto Lilian Raquel e Cláudio César Ribeiro.

No dia 14 de junho, sábado, haverá animação de rua, a partir das 14h00, com os Irmãos Esferovite, pela Associação Nuvem Voadora, na Rua da Junqueira e Largo Cine-Teatro Garrett. Às 15h00, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira reabre, oficialmente, o Cine-Teatro Garrett.

A partir das 16h00, o Largo do Cine-Teatro Garrett contará com Pinta caras e modelagem de balões, pela Escola Profissional de Esposende. Esta iniciativa repete-se dia 15, às 14h30, e dia 22, às 14h30.

No domingo, 15, a programação será dedicada aos mais novos, com sessões de teatro, na Sala de Ensaios. Às 11h00, o Varazim Teatro irá apresentar a peça “Do 1 ao 4 sem molhar o sapato”, para crianças a partir dos 18 meses. A entrada é livre até ao limite de 30 crianças. Os bilhetes podem ser levantados no Cine-Teatro Garrett, dia 14, entre as 17h00 e as 19h00 e no dia 15 entre as 10h00 e o horário de início do espetáculo. E às 16h00, o coletivo O Som do Algodão apresentará o espetáculo de teatro musical “Zplim! Dia e noite rumo ao Pólo Norte!”, para crianças dos 3 aos 10 anos. Os 40 bilhetes – entrada gratuita – devem ser levantados no Cine-Teatro Garrett dia 14, entre as 17h00 e as 19h00, e no dia 15, entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 15h00 e o horário de início do espetáculo. Em ambos os espetáculos, cada criança poderá ser acompanhada por um adulto.

A 16 de junho, o Município irá assinalar o 41º aniversário da elevação da Póvoa de Varzim a cidade, com a habitual cerimónia comemorativa de entrega de Medalhas de Reconhecimento Poveiro. A sessão irá realizar-se, às 19h00, no Cine-Teatro Garrett.

No dia 17, às 10h30, o Largo do Cine-Teatro contará com Oficinas Sementeira, em colaboração com a Lipor.

O dia 18 de junho será inteiramente dedicado à literatura. Às 10h30, haverá um Encontro com a escritora Manuela Mota Ribeiro, e às 18h00, terá lugar uma sessão de apresentação dos seguintes livros: Escuro e Ara, de Ana Luísa Amaral; Os Memoráveis, de Lídia Jorge e pré-lançamento de O tempo morto é um bom lugar, de Manuel Jorge Marmelo.

O Correntes d’Escritas também será revivido no “novo” Garrett, às 21h30, com a iniciativa Correntes fora de tempo: Mesa com Ana Luísa Amaral, Gastão Cruz, Lídia Jorge e Manuel Jorge Marmelo, vencedores do prémio Casino da Póvoa, atribuído no âmbito do Correntes d’ Escritas, moderada por Carlos Quiroga.  O tema proposto para esta mesa é: “Há livros, e conheço muitos, que não deviam ter título, nem o título é nada neles” (Almeida Garrett, in Viagens na Minha Terra).

Nas noites de 19 e 20, quinta e sexta-feira, às 21h30, poderá assistir ao Musical As Abelhas, protagonizado pelos alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim. Os bilhetes podem ser levantados na Escola de Música.

No dia 21 de junho, às 14h00, a Associação Nuvem Voadora vai dinamizar a atividade (Con)Sumo de laranja, na Sapataria Toni, e neste mesmo dia, das 15h00 às 17h00, haverá Visitas Guiadas ao Cine-Teatro Garrett. A entrada é livre, máximo de 50 pessoas cada visita.

O dia 22 de junho será integralmente dedicado ao teatro. Às 15h00, terá lugar o Espetáculo Cine-Teatro Paraíso, pelo Grupo de Teatro Pathos. A entrada é livre, máximo de 60 pessoas, e os bilhetes podem ser levantados no Cine-Teatro Garrett nos dias anteriores e no próprio dia. Às 17h30, será apresentado Carnaval dos Animais, pelo Varazim Teatro. O espetáculo destina-se a maiores de 4 anos.

A entrada para as diferentes iniciativas é livre, mediante levantamento de bilhetes, até à lotação da sala, nos dias anteriores e no próprio dia, no Cine-Teatro Garrett.
Cine-Teatro Garrett antes e depois dará mote a uma Exposição de fotografias de José Carlos Marques, pelos vários espaços do Garrett.

Consulte o programa completo.

O tão emblemático espaço de cultura da Póvoa de Varzim voltará, com certeza, a ser ponto de atração no centro da cidade.