À semelhança dos últimos anos, o Vice-Presidente e Vereador da Cultura, Luís Diamantino, esteve presente na sessão, assim como o Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva.

Este ano ensaiada por Hélder Ferreira, a Rusga da Póvoa faz a sua primeira preparação na sede da Matriz, já que um bairro diferente acolhe os ensaios em cada ano. Coube, agora, ao bairro localizado bem no centro da cidade ser o responsável pela representatividade plural das tradições populares poveiras.

A Rusga da Póvoa é a embaixadora das festas da cidade nas campanhas promocionais prévias, que se costumam realizar em diversas cidades vizinhas como forma de divulgar e antecipar o programa de festas de São Pedro.

Este grupo envolve dois pares dançarinos de cada rusga dos seis bairros populares da Póvoa de Varzim e reflete a parceria de uma comunidade que, bairrismos à parte, se une na garantia do grande sucesso das festas mais emblemáticas do concelho.