Nestes três dias, o Centro Histórico da freguesia poveira encheu-se de animação, num convívio entre clubes e associações locais, que contou com um desfile à moda antiga e encenação alusiva à Ordem Cluniacense, barraquinhas com comes e bebes e artesanato, animação de rua, jogos tradicionais, música e várias atuações programadas, incluindo o XXX Festival de Folclore de S. Pedro de Rates.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, marcou presença nesta celebração e destacou a “multidão extraordinária” presente neste “tão necessário encontro da comunidade”, um exemplo do que Rates é “capaz de fazer” com todas as associações a darem as mãos para a realização de “uma grande festa”.

Organizadas pela Junta de Freguesia, as Festas da Vila de Rates contam como parceiros com o Agrupamento de Escuteiros 1072 de Rates, a Associação de Amizade de S. Pedro de Rates, a Associação de Pais e Amigos das Escolas do 1º Ciclo e Jardim de Infância de S. Pedro de Rates, a Casa Escola Agrícola Campo Verde, o Centro do Clima, a Comissão de Festas a Santo António, a Fábrica da Igreja Paroquial – através da Catequese, Comissão do Salão Paroquial, Conferência Vicentina, Grupo de Jovens e LIAM –, o Grupo de Mulheres ‘Cantares do Linho’, a Fundação Centro Social de Bem-Estar de Rates, a Leicar, a Melodiartes, e o Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates.