Passar para o conteúdo principal

Póvoa de Varzim, 01.10.2007 - O mês de Outubro está a começar e com ele mais um “sabor poveiro” a experimentar nos restaurantes aderentes, Pescada à Poveira.

 

É este prato, por excelência, de tradição poveira, que promove e divulga a gastronomia local, desta feita, nos órgãos de comunicação social. A Rádio TSF veio conhecer a campanha “Sabores Poveiros” e não resistiu a acompanhar a  confecção da pescada à poveira, no restaurante “O Pátio”. Desde o pormenor de cozedura de todos os componentes até ao sabor especial do molho conferido pela medida certa dos ingredientes, tudo foi explicado pelo chefe Borges que revelou os seus segredos à jornalista que o entrevistava. Poderá ouvir a reportagem sobre os “Sabores Poveiros” no próximo dia 11, Quinta-feira, no programa “Mais cedo ou mais tarde”, transmitido pela TSF, logo a seguir ao noticiário das 16h00.

Afonso Oliveira, vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, vê nesta visita “um motivo de grande satisfação e reconhecimento pelos ‘Sabores Poveiros’”. É a confirmação da oportunidade da iniciativa e a dimensão que poderá ter. Com início em Dezembro 2006, é uma iniciativa gastronómica que propõe um sabor por mês durante todo o ano, não esquecendo os pratos mais tradicionais, os menos convencionais mas fortemente ligados à cidade, os associados às diferentes épocas e às nossas festividades.

Coluna de som Ouça aqui a reportagem na TSF

A cada cliente que se desloque a um dos restaurantes aderentes e prove a receita do mês, é dada a oportunidade de preencher um cupão, onde identificam a sua proveniência geográfica e avaliam o restaurante. Ao fazer isto, ficam habilitados a participar num sorteio, mensal, de um fim-de-semana numa Pousada de Portugal. Desde Dezembro de 2006 até Agosto deste ano foram preenchidos e colocados nas caixas para sorteio 10.988 cupões. Durante esses nove meses, o grau de satisfação referente ao restaurante escolhido foi elevado, com uma média acima de 90% de pessoas que atribuíram 4 ou 5 estrelas ao restaurante, indicador demonstrativo da qualidade dos restaurantes aderentes. E a provar também a larga influência geográfica desta iniciativa gastronómica, dezenas de clientes são provenientes da região do Porto e zonas como Guimarães, Famalicão, Braga ou mesmo da zona centro do país, para além, claro, da Póvoa de Varzim ou Vila do Conde. As estatísticas referem, ainda, alguns estrangeiros.

patio_sabores

A pescada à poveira é, porventura, o prato mais emblemático da gastronomia local e foi concebido pelo Sr. Leonardo na década de 40 do século passado, tendo por base a receita da consoada do pescador poveiro. Mas, em vez do bacalhau, ele optou pela utilização da pescada, uma das espécies em que o poveiro se especializou na captura. A apresentação original do prato foi inspirada na preparação dos farnéis para a romaria.

Os restaurantes aderentes à iniciativa Sabores Poveiros para o mês de Outubro são: Belo Horizonte, Bodegão, Bom Gosto, Costa, Estrela do Mar Firmino, O Cais, O Campino, O Marcelino, O Nosso Café, O Pátio, Os Amigos da Canastra II, Quebra-Mar, Romero, Santo André, S. Miguel e Zé d’Amura. Poderá levantar a Ficha de Receita deste prato no Posto de Turismo ou fazer o seu download no portal municipal.

Para saber mais sobre os “Sabores Poveiros”, visite o portal municipal aqui.

Tópicos
Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.