É este prato, por excelência, de tradição poveira, que promove e divulga a gastronomia local, desta feita, nos órgãos de comunicação social. A Rádio TSF veio conhecer a campanha “Sabores Poveiros” e não resistiu a acompanhar a  confecção da pescada à poveira, no restaurante “O Pátio”. Desde o pormenor de cozedura de todos os componentes até ao sabor especial do molho conferido pela medida certa dos ingredientes, tudo foi explicado pelo chefe Borges que revelou os seus segredos à jornalista que o entrevistava. Poderá ouvir a reportagem sobre os “Sabores Poveiros” no próximo dia 11, Quinta-feira, no programa “Mais cedo ou mais tarde”, transmitido pela TSF, logo a seguir ao noticiário das 16h00.

Afonso Oliveira, vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, vê nesta visita “um motivo de grande satisfação e reconhecimento pelos ‘Sabores Poveiros’”. É a confirmação da oportunidade da iniciativa e a dimensão que poderá ter. Com início em Dezembro 2006, é uma iniciativa gastronómica que propõe um sabor por mês durante todo o ano, não esquecendo os pratos mais tradicionais, os menos convencionais mas fortemente ligados à cidade, os associados às diferentes épocas e às nossas festividades.

Coluna de som Ouça aqui a reportagem na TSF

A cada cliente que se desloque a um dos restaurantes aderentes e prove a receita do mês, é dada a oportunidade de preencher um cupão, onde identificam a sua proveniência geográfica e avaliam o restaurante. Ao fazer isto, ficam habilitados a participar num sorteio, mensal, de um fim-de-semana numa Pousada de Portugal. Desde Dezembro de 2006 até Agosto deste ano foram preenchidos e colocados nas caixas para sorteio 10.988 cupões. Durante esses nove meses, o grau de satisfação referente ao restaurante escolhido foi elevado, com uma média acima de 90% de pessoas que atribuíram 4 ou 5 estrelas ao restaurante, indicador demonstrativo da qualidade dos restaurantes aderentes. E a provar também a larga influência geográfica desta iniciativa gastronómica, dezenas de clientes são provenientes da região do Porto e zonas como Guimarães, Famalicão, Braga ou mesmo da zona centro do país, para além, claro, da Póvoa de Varzim ou Vila do Conde. As estatísticas referem, ainda, alguns estrangeiros.

patio_sabores

A pescada à poveira é, porventura, o prato mais emblemático da gastronomia local e foi concebido pelo Sr. Leonardo na década de 40 do século passado, tendo por base a receita da consoada do pescador poveiro. Mas, em vez do bacalhau, ele optou pela utilização da pescada, uma das espécies em que o poveiro se especializou na captura. A apresentação original do prato foi inspirada na preparação dos farnéis para a romaria.

Os restaurantes aderentes à iniciativa Sabores Poveiros para o mês de Outubro são: Belo Horizonte, Bodegão, Bom Gosto, Costa, Estrela do Mar Firmino, O Cais, O Campino, O Marcelino, O Nosso Café, O Pátio, Os Amigos da Canastra II, Quebra-Mar, Romero, Santo André, S. Miguel e Zé d’Amura. Poderá levantar a Ficha de Receita deste prato no Posto de Turismo ou fazer o seu download no portal municipal.

Para saber mais sobre os “Sabores Poveiros”, visite o portal municipal aqui.