São Pedrinho e a Pequenada, no Auditório da Lota, na próxima quarta-feira, dia 25, às 10h00, abre o programa de comemorações, que se prolonga até dia 8 de Julho com as mais variadas actividades. É a festa das crianças, que aprendem a prolongar as tradições de uma comunidade que, ano após ano, se empenha numa das mais expressivas celebrações populares. Jardins de infância do concelho e associações juntam-se, com as crianças vestidas a rigor, dentro do espírito da tradição, num espectáculo colorido e cheio de alegria.

O momento mais típico das festas é a noite de São Pedro, de 28 para 29 de Junho, em que a população sai à rua até ao nascer do dia, para ver as rusgas passar, visitar os bairros, decorados a rigor, dançar e cantar e comer as sempre apetecidas sardinhas assadas, acompanhadas de broa e vinho.

Este ano, do programa destaca-se a inauguração do arranjo urbanístico da Avenida Mousinho de Albuquerque, que terá lugar no dia 28, às 17h00, junto ao Mercado Municipal, onde se encontra a placa inaugural.

O concerto de Rui Reininho com os GNR, no dia 5 de Julho, às 22hh0, no Largo do Passeio Alegre, com entrada livre, o XX Grande Prémio de Atletismo de São Pedro, que tem lugar no dia 5 de Julho, às 9h00, e o Cortejo do Mar, onde se vai recriar a edição deste cortejo de 1962, e que terá lugar também no dia 6, às 16h00, na Avenida dos Banhos, são outros dos pontos em destaque deste programa de São Pedro.

Como habitualmente, as festas incluem ainda a procissão, onde figuram os três santos populares, no dia 29 de Junho, às 17h00, o espectáculo das Rusgas, nesse mesmo dia, às 22h00, no Estádio do Varzim, e o fim de noite, marcado por mais um belíssimo espectáculo de fogo de artifício e música.