A Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, marcou presença, esta quinta-feira à noite, num seminário sobre saúde mental, que decorreu no Auditório Municipal.
Promovido pela Delegação da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim, este encontro teve como propósito refletir e fortalecer mentes e relações, alertando para o facto de que cuidar da saúde mental é uma responsabilidade de todos: pais, professores e comunidade.
Na sua alocução, Andrea Silva transmitiu que “o poder local tem um papel determinante nos cuidados de saúde mental. Os municípios estão próximos das pessoas, conhecem as suas realidades e os seus desafios. Na Póvoa de Varzim, temos procurado reforçar políticas sociais que promovam o bem-estar, a inclusão, o apoio às famílias, aos idosos, às crianças e aos jovens. Sabemos que prevenir o isolamento, combater a solidão e criar redes de apoio é também promover saúde mental”.
Com o mote, “Mentes Fortes em Tempos de Incerteza – Cuidar da Saúde Mental”, este Seminário contou com os contributos dos seguintes oradores convidados: Pedro Teixeira, médico psiquiatra, responsável pela direção do Serviço Local de Saúde Mental da ULS do Médio Ave; Mónica Soares, professora adjunta da ESEPF, investigadora na área da Psicologia e Educação e o Padre Paulo Duarte, Adjunto do Diretor Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa. Daniela Gonçalves, professora adjunta da ESEPF e membro do Conselho Nacional para a inovação pedagógica, foi a moderadora desta conversa.



