O Município da Póvoa de Varzim associa-se à Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, na divulgação da campanha "Se fuma até hoje, o rastreio devia ser para ontem!".
A decorrer de 3 a 30 de novembro, esta é uma iniciativa que visa alertar para a urgência da implementação do rastreio do cancro do pulmão em Portugal.
O cancro do pulmão é a doença oncológica com maior taxa de mortalidade em Portugal. Todos os dias, 11 pessoas morrem com esta doença no nosso país. A chave para mudar esta realidade é a deteção precoce, que pode aumentar a taxa de sobrevivência em cerca de 20%.
Há mais de 5 anos que a Pulmonale apela à implementação do rastreio, tendo havido avanços significativos, especialmente no último ano, visto que foram anunciados os primeiros projetos-piloto em Cascais e no Porto, com início em 2026. Este é um passo muito importante na prevenção e combate ao cancro do pulmão, e a vossa ajuda é fundamental para que esta mensagem de esperança chegue a todo o país.