A visita começou em Vila do Conde e avançou para o concelho da Póvoa de Varzim, uma vez que – e segundo António Lacerda – ambos os Municípios são um exemplo a nível de cuidados de saúde digitalizados em Portugal. O Presidente do Conselho de Administração da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro também esteve presente nesta visita e revelou que dos 141 balcões SNS 24 espalhados pelo país, 44 estão localizados nestes dois concelhos.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde assegurou que pretende melhorar e facilitar o acesso ao Serviço Nacional de Saúde encurtando tempos e distâncias, aumentando respostas e a centralidade do cidadão no sistema de saúde. Os Balcões SNS 24, operacionais em todas as freguesias da Póvoa de Varzim desde setembro do ano passado, são exemplo disso mesmo, promovendo a rapidez no acesso aos serviço, garantindo conforto aos utentes e simplificando a vida aos profissionais.

O Presidente da Câmara informou que o Município da Póvoa de Varzim conseguiu, em menos de um mês, criar 14 Balcões em todo o concelho e, desde então, realizar mais de 200 atendimentos. A implementação desta iniciativa foi possível graças à eficaz articulação e trabalho em rede estabelecido pelo Município da Póvoa de Varzim e todas as Juntas de Freguesias com o ACES Póvoa de Varzim e a ARS – Norte.

No final da visita, na presença de Aires Pereira, de Gaspar Pais, Presidente do CHPVVC, e de Vítor Costa, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu que a ampliação e requalificação do Centro Hospitalar – para a qual a autarquia poveira contribuiu com a alocação de recursos financeiros e cedência de terreno – vai avançar, estando já inserida a devida cabimentação financeira no orçamento do Governo.