Este aproveitou o momento para dar os parabéns à população pela obtenção do Prémio Cidades Limpas, “um galardão há muito por nós ambicionado”, só possível devido ao contributo fundamental de todos os poveiros e que motiva a que se continue “a trabalhar para vencermos os prémios a que nos temos candidatado”.

Na base de todo este trabalho está um programa de actividades pró-ambiente que o Pelouro tem desenvolvido e que encontra continuidade com a Semana do Ambiente. “O nosso objectivo é despertar a consciência das pessoas”, explicou o Vereador, “para que se continue a contribuir para um concelho de bom ambiente”, rematou.

Manuel Angélico anunciou também a chegada de mais um equipamento de recolha de resíduos à Póvoa de Varzim, o Roupão, que vai permitir aos munícipes depositar roupa e calçado para que seja reaproveitado ou reciclado. “O Roupão era uma das estruturas que nos faltava no sentido de dotar os poveiros do maior número de ferramentas de reciclagem possível”, comentou, avançado ainda que ficarão instalados cinco roupões em toda a cidade.

Sobre a Semana do Ambiente, realizada no âmbito do Dia Mundial do Ambiente, comemorado a 5 de Junho, Manuel Angélico explicou que o programa arranca com a EcoCaminhada, um passeio pelo litoral poveiro, entre as praias de Quião e Aguçadoura. Esta caminhada conta com a participação de José Flores, arqueólogo municipal, que, como referiu o Vereador, partilhará com os presentes o seu vasto conhecimento sobre a fauna e flora que habitam a nossa faixa litoral.

Trabalhar com as escolas continua, também, a ser uma preocupação do Pelouro. Assim, vão ser organizadas palestras para alunos das escolas secundárias, novamente sobre o tema da dinâmica litoral, e vai ser distribuído o Triopólis, com o patrocínio da SUMA. Este é um projecto multimédia em CD-Rom que inclui jogos e actividades, entre outros, que a autarquia vai oferecer a todas as escolas básicas do concelho. Para além disso, vai ainda decorrer um Ateliê de Sons, na Escola dos Sininhos e, na Praça do Almada, um Ateliê do Ambiente, este último aberto à participação da população em geral.

Ainda no que respeita à política ambiental do concelho, este é também o momento para fazer o balanço e perspectivar todas as outras iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas, como a Operação Restauração 5 Estrelas, o projecto Terra à Terra ou ainda as muitas actividades desenvolvidas no campo da Educação Ambiental. No portal municipal pode consultar informação sobre todo o programa e actividades no âmbito do Ambiente, e mais especificamente, sobre os vários eventos que vão ter lugar na Semana do Ambiente.

Participe e seja também uma das peças fundamentais da Póvoa de Varzim, um concelho de Bom Ambiente.