No âmbito do evento, os alunos da Escola Básica de Rates tiveram oportunidade de participar, esta segunda-feira, numa oficina de fabricação de ambientadores ecológicos. Através do uso de plantas aromáticas e cascas de frutas, os participantes exploraram diferentes combinações de aromas e aprenderam mais sobre os benefícios de cada planta e fruta utilizada, contribuindo para a promoção do uso de alternativas ecológicas aos produtos industrializados.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos continua esta terça e quarta-feira, sempre às 14h30, no Centro Ocupacional de Aver-o-Mar e no Centro Ocupacional da Lapa, que irão acolher uma oficina sobre desperdício alimentar. Na quinta-feira, às 11h00, a Escola Básica da Quinta, em Balasar, recebe uma oficina de reciclagem de papel. O evento chega ao Mercado Municipal no sábado, às 10h00, com a realização do workshop “Cozinhar sem desperdício”, e ao Museu Municipal, a partir das 15h00, com a realização de uma formação em compostagem.

Importa recordar que até ao dia 22 de novembro irão realizar-se mais duas iniciativas: o Mural “Juntos Contra o Desperdício”, presente em todas as escolas básicas do concelho, e o projeto “Embrulha”, com o lema “Quem não come tudo, embrulha”, que procura combater o desperdício alimentar no setor da restauração através da aplicação de uma ideia simples: no final da refeição, o cliente pode levar consigo a comida que restou, bastando para isso pedir uma embalagem de origem sustentável, compostável e gratuita.