O Município da Póvoa de Varzim vai promover a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, de 20 a 28 de novembro, durante a qual vão ser organizadas diversas iniciativas para sensibilizar a população para a redução do consumo, reutilização de produtos e materiais e reciclagem de resíduos. Este ano, a Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos desafia-nos a agir em conjunto para envolver os cidadãos no objetivo do desperdício zero.
De 20 a 27 de novembro, entre as 8h30 e as 12h30, vai decorrer a iniciativa “Mercado + Sustentável!”, que visa a partilha entre comerciantes e clientes de dicas para um consumo mais sustentável. Ainda no Mercado Municipal, vai ser possível aprender a “Cozinhar sem desperdício”, no dia 27 de novembro, entre as 10h00 e as 12h00. Os interessados em aprender a preparar uma refeição com sobras de alimentos no workshop com Cristina Ferreira, da LIPOR, podem enviar a sua inscrição para silvanapontes@cm-pvarzim.pt.
Entre os dias 22 e 26 de novembro, o Diana Bar recebe a exposição “Prevenção de Resíduos” e, em simultâneo, as escolas do 1º ciclo acolhem a atividade de sensibilização “Comunidades circulares e como fazer a diferença!”.
No dia 26 de novembro, às 21h00, no Museu Municipal, será apresentado o livro “Vida Lixo Zero”, da autoria da ativista e fundadora do movimento Lixo Zero Portugal, Ana Milhazes.