O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, e a Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, marcaram presença e deram sinal verde ao arranque do evento.

Luís Diamantino destacou todo o trabalho que tem sido feito pela equipa do Pelouro de Coesão Social e que tem vindo a dar o exemplo, ao longo dos últimos anos, nas ações marcantes, que reúnem as atenções dos jovens no que respeita a oportunidades de Formação e apresentação de opções de um futuro profissional.

O autarca realçou ainda a importância da parceria que a Câmara da Póvoa de Varzim tem mantido com a ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão – cujo diretor Flávio Ferreira esteve presente nesta sessão. Tem havido uma “colaboração importante para o desenvolvimento de várias iniciativas que ajudam ao esclarecimento e crescimento da nossa juventude”.

A mesa de debate deste Seminário, subordinado ao tema “Economia Social em Expansão”, contou com o painel de instituições convidadas: Mexe-te.org; Instituto Maria da Paz Varzim; MAPADI; Hearts & Journeys; U.Dreams.

O Fórum vai ter continuidade até 13 de maio, sendo as ações concentradas no Pavilhão Municipal e área envolvente. Haverá ainda diversas Mesas Redondas e sessões de esclarecimento a realizar pelas várias escolas do concelho. As Mesas Redondas terão a participação de profissionais de diferentes áreas (nos dias 6, 7, 8, 12 e 13 de maio) e as sessões de esclarecimento dirigem-se a pais, encarregados de educação e jovens adultos (dias 30 de abril, 7, 15 e 23 de maio).

Um dos pontos fortes deste evento é a Mostra Informativa de Formação e Opções Profissionais ao Longo da Vida, que decorrerá de 10 a 13 de maio, no Pavilhão Municipal. A sessão de abertura é no dia 10, às 14h30.

Nesta organização, o município conta com a colaboração de diversas empresas ligadas à formação e estabelecimentos de ensino, entre outras instituições, que, em ação concertada, ajudam a que se promovam as melhores orientações possíveis para os jovens.

A Proandi é uma das instituições de formação parceira do Fórum de Formação e Opções Profissionais, sendo responsável pela orientação de um Concurso de Cocktails Não Alcoólicos.

É o primeiro certame e pretende promover a valorização pessoal, social e profissional dos jovens que frequentam cursos de “Técnico/a de Mesa-Bar”, desafiando-os a colocarem em prática as ideias, criatividade e competências adquiridas ao longo do percurso formativo.

O concurso realiza-se no dia 13 de Maio de 2014, com início às 15h00. A inscrição é gratuita e deverá ser entregue obrigatoriamente até às 17h00 do dia 7 de Maio de 2014, em mão própria na sede da PROANDI.

Neste portal pode consultar o Regulamento do Concurso e encontrar a Ficha de Inscrição.