O evento, intitulado “10 anos a (des) construir o acolhimento Institucional” irá versar sobre os desafios e práticas no ato de acolher crianças institucionalmente. Este procurará salientar e refletir as questões cientificas, técnicas e éticas que se levantam a partir da intervenção quotidiana realizadas por técnicos no acolhimento a crianças, identificar práticas positivas que possam e devam ser valorizadas no acolhimento de crianças e problematizar as relações entre escola e instituições de acolhimento.

Destinado aos profissionais da Área Social, Saúde e Educação, o seminário conta com o apoio científico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF).

A sessão de abertura terá lugar às 09h30 e contará com a presença de Luísa Tavares Moreira, diretora da Casa do Regaço, de José Luís Gonçalves, diretor da ESEPF e de Andrea Silva, Vereadora do Pelouro de Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Seguir-se-ão três debates, agendados para as 10h00, 11h50 e 14h30, que versarão os temas do “acolhimento de crianças em Portugal”, “boas práticas no acolhimento de crianças” e “Educação e direitos das crianças no acolhimento”, respetivamente.

A sessão de encerramento, com início marcado para as 17h00, irá contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e da diretora da Casa do Regaço, Luísa Tavares Moreira.

As inscrições no seminário são obrigatórias, mas gratuitas. No final do evento, serão entregues certificados de participação a todos os presentes.

A Casa do Regaço, Centro de Acolhimento Temporário de crianças e jovens em risco, foi um sonho do Núcleo da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim tornado realidade em março de 2006. A sua missão consiste em proporcionar às crianças acolhidas a satisfação de todas as suas necessidades básicas em condições de vida o mais aproximadas possíveis da sua estrutura familiar, fomentar a sua valorização pessoal e social, a sua segurança, saúde, educação, formação, assim como o seu desenvolvimento integral.

Este seminário conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.