Tratou-se de uma caminhada que terminou com aula prática de preparação para o parto na praia, dada a importância vital de proporcionar a todos os casais um parto sereno e tranquilo.

Estiveram presentes Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Gil da Costa, Diretor Clínico do Centro Hospitalar, e Clarisse Martins, Enfermeira Diretora.

Aires Pereira lembrou que o Serviço de Obstetrícia é muito importante para a atividade de um hospital porque tem um conjunto de valências à sua volta que permitem que funcione 24 sobre 24 horas com urgência.

Assim sendo, o Vice-Presidente alertou para a importância deste serviço ser divulgado para que cada vez nasçam mais bebés no nosso Centro Hospitalar e de modo a que o serviço tenha condições para continuar. Daí nos termos associado a esta iniciativa de fazer divulgação do Serviço de Obstetrícia, de explicar às pessoas a mais-valia que tem o nascimento de uma criança no Centro Hospitalar e de todos os cuidados que existem para além do acompanhamento que se faz às mães ao longo do tempo.

Caminhada gravidas

Aires Pereira adiantou que há uma parceria a ser ultimada com a Varzim Lazer para poderem utilizar as Piscinas Municipais para aulas de preparação para o parto.

No seu entender, a Câmara tem naturalmente que dar a sua ajuda e o seu contributo para a divulgação porque não é só importante para as parturientes mas para todos poveiros que este serviço se mantenha no nosso Hospital.

Gil da Costa transmitiu que “temos um serviço sempre em forma com preocupações de qualidade desde há muitos anos”, adiantando que “somos até uma referência a nível nacional”.

O Diretor Clínico revelou que somos visitados por enfermeiros de outros serviços de diferentes zonas do país e temos obrigação de chamar a atenção da população para esta escola de qualidade que aqui temos.

Isto é uma preocupação de muitos anos que implica uma dinâmica de diversas atividades, constatou, acrescentando que há todo um trabalho integrado de imensa qualidade, e que gostaria que houvesse mais gente a beneficiar.

A iniciativa teve como principais objetivos promover uma dinâmica de proximidade com os casais grávidos, aumentar a satisfação com os cuidados prestados pela equipa do Serviço de Obstetrícia e motivar a população, em idade reprodutiva, a optar pelo Serviço de Obstetrícia do CHPVVC.

O evento teve como finalidade dar visibilidade ao investimento, por parte desta equipa clínica, num parto que corresponda à expectativa dos casais e no uso de práticas baseadas na atualidade científica, tornando-os informados e ativos.

O lema da iniciativa: “Mãe pró-ativa…bebé em forma!”.