Em colaboração com a Rede Social da Póvoa de Varzim, a Rede Social de Vila do Conde promoveu, ontem, uma sessão de esclarecimento sobre o Aviso Parcerias para a Inovação Social – Desenvolvimento de competências em crianças e jovens.
A iniciativa contou com a presença da Representante da Região Norte na Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, Helena Loureiro, da Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, e da Vereadora da Câmara Municipal de Vila do Conde, Carla Peixoto.
Andrea Silva destacou a colaboração existente entre os dois municípios vizinhos, que tem sido um exemplo e que contribui favoravelmente para o bem-estar da comunidade.
Este Aviso – Parcerias para a Inovação Social – Desenvolvimento de competências em crianças e jovens –, no âmbito do Norte 2030, destina-se a financiar ações de criação, desenvolvimento e/ou crescimento de Iniciativas de Inovação e de Empreendedorismo Social (IIES) de elevado potencial de impacto que visem o desenvolvimento de competências em crianças e jovens e que tenham o apoio de investidores sociais. Em concreto, são apoiadas IIES suportadas por um Plano de Desenvolvimento que permitam fortalecer as competências e os recursos de crianças e jovens para lidar com os desafios do seu desenvolvimento pessoal, nomeadamente, através da conceção e disponibilização de produtos, plataformas ou serviços inovadores com impactos sociais positivos.
São entidades beneficiárias elegíveis as entidades privadas, assim como as seguintes entidades da Economia Social: a) As cooperativas; b) As associações mutualistas; c) As misericórdias; d) As fundações; e) As entidades com o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social; f) As associações; g) As entidades abrangidas pelos subsetores comunitário e autogestionário.