As formadoras Margarida Maneta e Sofia Branco conversaram com grupos de pessoas seniores sobre o complexo mundo digital em que vivemos, deixando algumas ferramentas para verificarem os conteúdos que recebem diariamente.

As sessões — que contaram com cerca de quatro dezenas de participantes — decorreram no âmbito do projeto MeLiSe – Media Literacy for Seniors  (https://meliseproject.eu/), financiado pela União Europeia, e que tem como objetivo preparar as pessoas seniores para as mudanças no panorama mediático, promovendo o desenvolvimento da sua literacia mediática.

A iniciativa contou ainda com o reconhecimento da Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Carina Moreira, que considera este tema particularmente pertinente para alertar e sensibilizar a comunidade poveira para os desafios da desinformação e da comunicação digital.

A ALPMJ nasceu da necessidade identificada por um vasto grupo de jornalistas, comunicadores e investigadores de formar os cidadãos e as cidadãs nas questões complexas do jornalismo e dos media, da informação e da desinformação.