Os Presidentes das Câmaras Municipais da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Aires Pereira e Elisa Ferraz, receberam o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e juntos assistiram a um simulacro de salvamento coordenado pela Autoridade Marítima Nacional e Marinha.

Este simulacro pretendeu sensibilizar e estimular a reflexão sobre os assuntos relacionados com a segurança marítima no meio piscatório, uma das comunidades mais numerosas do país e que sofre constantemente com acidentes no mar apesar do desenvolvimento tecnológico, dos evoluídos meios de salvamento e do incremento das ações de formação e de sensibilização, que contribuíram consideravelmente para a redução do número de acidentes. A pesca continua a ter um elevado risco de vida associado.

No exercício foi simulada uma entrada de água no veio provocando um alagamento que atingiu o espaço de máquinas e os compartimentos adjacentes na Embarcação de Pesca Mãe Puríssima.

No final do simulacro José Apolinário adiantou que o porto de pesca da Póvoa de Varzim vai receber, ainda este ano, uma dragagem de emergência, para amenizar o problema do assoreamento. O investimento de 400 mil euros irá retirar cerca de 40 mil metros cúbicos de inertes e, segundo o Secretário de Estado, está prevista uma outra dragagem antes do início do Verão de 2019. “Temos vindo a desenvolver projetos e investimentos nesta área e estão em curso intervenções de sete milhões de euros em dragagens em diferentes portos e acessos aos mesmos. Esta dragagem, na Póvoa de Varzim, é a possível neste momento”, afirmou José Apolinário.

O Presidente da APMSHM considera que esta dragagem de emergência não é de todo suficiente para as condições do mar poveiro. José Festas afirmou que a solução definitiva para o problema do assoreamento seria a aquisição de uma draga que pudesse entrar em funcionamento sempre que se justificasse. “Não queremos que se gaste 400 mil euros para não valer nada se tivermos um inverno rigoroso. Estou certo de que a ministra do Mar sabe que, neste período, as dragagens ficam sempre aquém”, lembrou José Festas.

Após o simulacro o festejo dos 11 anos da APMSHM continuou no Porto de Pesca, na sede da associação, que sofreu um aumento e melhorias na sua infraestrutura. Aires Pereira congratulou o trabalho desenvolvido pelos membros da APMSHM e, principalmente, pelo seu Presidente, José Festas.

O autarca afirmou que o aumento da sede e a melhoria do edifício são sinónimos da importância dos objetivos da associação, a segurança e a formação dos profissionais da pesca.