O Diana Bar engalanou-se, este sábado, para a sessão de inauguração da exposição "Siza, Além da Póvoa".
O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, fez questão de marcar presença nesta mostra, dinamizada pela Fundação de Serralves, com o apoio do Município, e destacou a importância da Póvoa de Varzim como polo cultural e de transmissão do conhecimento e da cultura na sua comunidade.
Álvaro Siza começou a repensar a natureza introvertida da sua arquitetura na Póvoa de Varzim, primeiro com a Casa Alves dos Santos, um baluarte que se abre para um pátio privado, um paraíso perdido, e, mais tarde, com a Casa Beires, também conhecida como “Casa Bomba”, cujo desconstrutivismo surgiu do desejo de um diálogo mais franco com o entorno.
A exposição celebra as conhecidas casas Beires e Alves dos Santos e os projetos que as foram informando, como o pátio da Casa Rocha Ribeiro, na Maia, ou as janelas guilhotina da Casa Alcino Cardoso, em Moledo. As aparentes ruínas são uma espécie de manifesto sobre a identidade do vazio. O tema do pátio continua presente em 2019, aquando do não construído Centro Cultural Eça de Queiroz, projeto que se expõe ineditamente agora.
“Siza, Além da Póvoa” estará patente no Diana Bar até ao dia 31 de outubro de 2025.