Este projeto-piloto será primeiro testado nos utentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Póvoa de Varzim/Vila do Conde – que, muito em breve, passará a Unidade Local de Saúde (ULS) – antes de ser alargado a todo o País, explicou o CEO do SNS.

Para Fernando Araújo, a escolha da Póvoa de Varzim e Vila do Conde para testar o sucesso deste projeto foi “óbvia, pois temos a sorte de ter nesta zona um conjunto de parceiros que nos vai ajudar a dar literacia à população, temos o apoio indispensável das autarquias, a garantia de profissionais e equipas altamente motivadas e de médico de família para todos os utentes, o que nos dá uma forte capacidade de resposta”.

A Vereadora Andrea Silva marcou presença na apresentação do projeto, em representação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e reforçou a importância do envolvimento ativo da comunidade local para o sucesso desta iniciativa. Neste momento, o nosso Hospital tem uma média de 6 mil registos de doentes do serviço de urgência que podiam ter uma resposta mais eficaz e célere nos Centros de Saúde, através do atendimento direto por referenciação pela linha SNS 24, ao mesmo tempo em que diminuíam o número de pessoas em espera no serviço de urgências.

A sessão de apresentação contou, ainda, com a presença da Vereadora da Coesão Social do Município de Vila do Conde, Carla Peixoto, da Diretora Executiva do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Judite Neves, e do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Gaspar Pais.

Este projeto-piloto foi apresentado no âmbito das XIII jornadas Sociais Intermunicipais “Literacia em Saúde – Para Viver a Vida, Cuide-se”, que se realizaram ao longo desta quarta-feira, no Cine-Teatro Garrett.