Inserido na equipa nacional da Organização Não Governamental (ONG) Dress a Girl, com presença em Portugal desde 2016, o grupo já alcançou centenas de crianças através do envio de vestidos e calções, confecionados pelas costureiras com um “amor” que se reflete nos produtos personalizados que seguem para Angola, segundo Isabel Gavina, a coordenadora do grupo poveiro.

A Dress a Girl Around the World é uma ONG fundada em 2009, nos Estados Unidos, com a missão de fazer vestidos para doar a meninas de países carenciados, levando-lhes dignidade, proteção e esperança. Em Portugal, iniciou a sua atividade em 2016, tornando-se numa associação sem fins lucrativos em 2018.

Inteiramente dependente do trabalho voluntário e de doações, desde a confeção dos vestidos e calções à matéria prima utilizada, esta iniciativa também promove encontros de costura entre diferentes gerações, combatendo o isolamento social da população sénior e promovendo uma partilha de saberes, a melhoria da dinâmica familiar e a melhoria da saúde, autoestima e sociabilidade, das suas voluntárias.

Até ao momento, a Dress a Girl – Portugal já produziu e entregou mais de 32 mil vestidos e 14 mil calções, em 25 países e 5 continentes.