Em finais de 2012, o município da Póvoa de Varzim lançou o desafio e a Associação Vimaranense Super Cães e a No Stress Team Hill´s / Berger Belge & Amis aceitaram a proposta.

Durante um ano e meio, uma vez por mês, membros de ambas as equipas deslocam-se ao MAPADI, sem custos, para colocar em prática nos utentes da instituição uma TAA.

Esta manhã teve lugar, no Pólo de Terroso do MAPADI, uma sessão em que foi apresentado o trabalho desenvolvido até ao momento.

Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Local, transmitiu a satisfação do Município face aos resultados positivos que já são possíveis obter desta Terapia, realçando que “o lucro será sempre destes jovens”.

A autarca constatou que “já foi possível partilhar emoções, conquistar medos e receios e ultrapassar barreiras”, o que “na esfera destes jovens são grandes conquistas”.

Lucinda Delgado acredita que “será, com certeza, uma mais-valia para o desenvolvimento humano e constituição emocional”.

Se este projeto, num curto espaço de tempo deu sinais positivos, só temos uma solução: continuar, revelou a Vereadora, convencida de que o benefício desta Terapia é para todos e, poderá até, ser aplicada a outro tipo de público.

José Luís, Coordenador Técnico do Lar do Pólo de Terroso do MAPADI, reconheceu que as sessões de Terapia Assistida com Animais “têm trazido muito bem-estar e alegria” à instituição.

“Tudo o que possa vir a constituir uma mais-valia para as pessoas com deficiência é muito bem recebido pela instituição”, admitiu.

O Treinador Rui Vilaça revelou que os objetivos estão a ser alcançados, anunciando que, a partir de janeiro, começará a ser desenvolvida uma tese de Mestrado na Universidade do Minho, com base estatística na TAA implementada nos utentes do MAPADI.