Teodemiro Carvalho aproveitou a oportunidade para agradecer ao município da Póvoa de Varzim, “um parceiro de há muitos anos que apraz registar”, afirmando que o voleibol se sente “em casa” por terras poveiras. O representante da Federação enalteceu as sucessivas provas nacionais e internacionais da modalidade que a Póvoa de Varzim tem recebido com sucesso e manifestou o desejo de uma “longa continuação desta parceria”, a começar por estes três jogos em disputa “neste belíssimo pavilhão que esperemos que estejam repletos de público”.

Luís Diamantino começou por agradecer, em nome da Póvoa de Varzim, pela confiança que a Federação voltou a depositar no concelho e afirmou “ser uma honra e um orgulho enorme receber-vos”. O Vereador do Pelouro do Desporto lembrou que o Pavilhão Municipal tem sido casa das várias seleções nacionais e que receber este tipo de competições desportivas é algo fundamental para a Póvoa de Varzim na “aposta no turismo desportivo”.

O autarca considera que a Póvoa tem uma “juventude sadia” e a prova disso está no facto de ser “o concelho com os jovens com menor taxa de dependência de drogas na Área Metropolitana do Porto”. Dirigindo-se às capitãs das quatro equipas, Luís Diamantino destacou que este tipo de grandes provas desportivas é essencial para que “os mais novos possam ver-vos aqui a praticar desporto e se sintam motivados para seguirem o vosso belo exemplo.”

Em jeito de conclusão, o Vice-Presidente sublinhou que “sempre que a Federação Portuguesa de Voleibol necessitar estaremos aqui, de braços abertos e de pavilhão aberto”.

A busca pela conquista da prova rainha começa amanhã com a realização das duas meias-finais. Às 15h00, o AVC Famalicão defronta o GC Vilacondense, enquanto o Leixões SC enfrenta o Pedro Eanes Lobato, às 18h00, pela segunda vaga na grande final.

O jogo da decisão está marcado para domingo, pelas 16h00 e colocará frente a frente as duas equipas vencedoras do dia anterior. Numa clara demonstração do prestígio e interesse da competição, a final será transmitida em direto pelo principal canal desportivo nacional, a Sporttv.

O Leixões SC apresenta-se nesta Final 4 como a equipa mais titulada no voleibol feminino nacional, sendo o recordista destacado de triunfos no Campeonato Nacional, com 15 títulos, com destaque para a impressionante série de 11 vitórias seguidas, entre as épocas 1975/76 e 1985/86. Relativamente à Taça de Portugal, a turma de Matosinhos busca igualmente a liderança do palmarés nacional, que atualmente partilha com o Câstelo da Maia, com 8 títulos cada.

O AVC Famalicão é o atual detentor da Taça de Portugal, depois de bater o Porto Vólei 2014, por 3-1, na época passada. O GC Vilacondense e o Pedro Eanes Lobato veem nesta competição a oportunidade ideal para estrearem o seu palmarés com uma grande conquista a nível nacional.

A Final 4 da Taça de Portugal de voleibol feminino é organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol, em colaboração com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. A entrada para todos os jogos é gratuita e a organização convida-o a participar ativamente nesta festa do desporto.