O espetáculo, com entrada gratuita, destina-se aos alunos do 11º ano das escolas poveiras e tem como objetivo facilitar a compreensão da obra de Almeida Garrett.

Frei Luís de Sousa, adaptação do texto de Almeida Garrett, é uma recente produção cuja premissa é ressalvar todos os grandes temas que se estudam na leitura desta obra, existindo uma clareza inerente à representação das problemáticas que se abordam, mas mantendo de forma coesa a essência das palavras e das ações. Destinado ao 11º ano, este espetáculo procura resolver a dificuldade de compreensão não desvirtuando a obra mas alicerçando os simbolismos, a sua interpretação e o fiel retrato da época e costumes.

A conhecida trama fala de D. Madalena de Vilhena que após sete anos de espera pelo seu marido desaparecido em combate, decide casar de novo, notícia esta que desagrada e inquieta o fiel amigo, Telmo Pais. Avisada pelos presságios de Telmo, D. Madalena vai prosseguindo a sua viagem rumo ao sofrimento, pois entre premonições trágicas, a filha do segundo casamento, Maria que representa o sonho, a pureza, e a inocência, acaba por falecer. Toda a trama gira à volta do desaparecimento de D. João de Portugal, simbolicamente ligado ao Sebastianismo e à esperança, porque apesar da crença se desmoronar cada vez mais, o desfecho é surpreendente.

Com duração de 1h15 e protagonizada por seis atores, esta peça retrata as diferentes histórias, espíritos e peripécias que se focam sobre os valores patrióticos, a debilidade, o nacionalismo, a catástrofe, a liberdade, a revolta do amor.